Estudo do Gartner revela que 73% das empresas investem ou planejam investir em Big Data

De acordo com novo estudo do Gartner, Inc.,empresa mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, os investimentos em tecnologias de Big Data continuam em expansão. A pesquisa aponta que 73% dos entrevistados investem ou pretendem investir em Big Data nos próximos 24 meses, número bem acima dos 64% registrados em 2013. O estudo também indica que as empresas estão começando a aplicar, de maneira mais eficaz, seus investimentos em tecnologia – a quantidade de empresas que declararam não ter planos para investimentos em Big Data caiu de 31%, em 2013, para 24% em 2014. Essas previsões sobre o mercado de infraestrutura de Big Data no Brasil e na América Latina serão compartilhadas durante o Gartner Symposium/ITxpo 2014, evento que acontece entre os dias 27 e 30 de outubro, no Sheraton São Paulo WTC Hotel.big data 4

 

O estudo foi realizado em junho de 2014 por 302 membros do Gartner Research Circle em todo o mundo,  e projetado para explorar os planos de investimentos das empresas em tecnologias relacionadas com Big Data, estágios de adoção, problemas de negócios resolvidos, dados, tecnologias e desafios, e compara os resultados com os dados obtidos em anos anteriores.

 

“A América do Norte ainda lidera os investimentos em Big Data, onde 47% é reportado para a área em 2014, superior aos 37,8% em 2013,” disse Nick Heudecker, diretor de pesquisas do Gartner. "Todas as demais regiões apresentaram aumentos dos investimentos com relação ao ano passado".

 

Porém, esse investimento maior não leva a um aumento associado em empresas que reportaram a implementação de projetos de Big Data. Como em 2013, a maior parte do trabalho atual gira em torno de uma estratégia de desenvolvimento e criação de projetos piloto e experimentais.

 

“No ano passado, dissemos que 2013 seria o ano de experimentação e adoção precoce de Big Data,” afirmou Heudecker. “E assim ocorre em 2014. No ano passado, apenas 8% das empresas reportaram que tinham implementado projetos de Big Data para produção. E isso aumentou para 13% em 2014e, embora ainda seja relativamente pequeno, representa um aumento considerável. Porém, a queda de 6% em empresas que ainda reúnem conhecimento sobre Big Data e o aumento de 7% em experimentos e pilotos, indicam que as empresas estão evoluindo em seu entendimento e disposição de explorar oportunidades de Big Data.”

 

“Big Data pode ajudar a resolver inúmeros problemas de negócio em muitas indústrias e, pelo terceiro ano em nosso estudo, a melhoria da experiência dos clientes e da eficiência dos processos são as principais áreas a serem atendidas,” disse Lisa Kart, diretora de pesquisas do Gartner. “As mudanças mais dramáticas estão na melhoria da experiência dos clientes, especialmente, em transporte, saúde, seguros, mídia e comunicação, varejo e bancos. Outra área em que observamos  aumento é o uso do Big Data para desenvolver produtos de informação, em que as empresas estão procurando monetarizar seus dados. Isso é especialmente verdade entre fornecedores de TI, governo e manufatura”.O Gartner continua a observar fortes investimentos e investimentos planejados em todas as indústrias verticais, com comunicação e mídia continuando a liderar o grupo com 53% das empresas pesquisadas, já tendo investido, e outras 33%, planejando investimentos em tecnologia de Big Data.

 As inscrições para o Gartner Symposium/ITxpo 2014 já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.gartner.com/br/symposium, pelo e-mail brasil.inscricoes@gartner.com ou pelos telefones (11) 5632-3109 | 0800 774 1440. Até o dia 19 de setembro, o desconto é de R$ 830,00. Saiba mais em www.gartner.com/br/symposium.

Anote em sua agenda - Gartner Symposium/ITxpo 2014

De 27 a 30 de outubro de 2014

Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel – Av. das Nações Unidas, nº 12.559

Share This Post