Acrilex conquista alto desempenho e disponibilidade na computação em nuvem

Acrilex é considerada a maior fábrica da América Latina no segmento de tintas para manualidades e está entre as maiores empresas nos segmentos de tintas artísticas e escolares, possuindo mais de 10 mil pontos de vendas somente no Brasil. Exporta para quase toda América Latina além de alguns países da Europa e África.illustratie-illustration_cloud-computing-lek-leak-wolken1-450x299

Durante muito tempo a empresa foi atendida por um serviço de e-mail e de hospedagem de site sem muitos problemas. No entanto, com a evolução do uso da Internet como ferramenta de apoio aos negócios e na divulgação da sua linha de produto, estas soluções não acompanharam as necessidades da empresa, que investe bastante em várias atividades que promovem o uso de seus produtos: cursos, eventos, vídeos, workshops, entre outras ações de marketing.

A empresa usava um servidor de e-mail em código aberto que ficou ultrapassado e optou pela plataforma Google Apps for Work, que passou a fornecer a mensageria e também o Google Drive sendo bastante utilizado para o armazenamento de uma grande quantidade de arquivos e documentos. Para conduzir esta migração de ambiente a empresa contratou a Dedalus Prime, primeiro Cloud Broker Services brasileiro, com grande experiência na identificação das necessidades das empresas que estão iniciando sua jornada para a computação em nuvem, como é o caso da Acrilex.

A plataforma Google Apps for Work beneficia atualmente 180 usuários, que podem enviar e receber e-mails de forma mais segura, sem a limitação do espaço destinado às mensagens, situações vivenciadas diariamente com a antiga solução onde os usuários corriam o risco de perder informações pois o serviço de e-mail era atendido por uma empresa externa que roteava o DNS e devolvia as mensagens para a Acrilex. O serviço era arcaico, com poucas funcionalidades, lento, vulnerável e com atualização precária. Como o software cliente de e-mail era instalado no computador do usuário, era necessária a realização de cópias de segurança constantemente. Os usuários não confiavam mais no serviço e chegavam a enviar uma mesma mensagem três vezes para garantir o recebimento pelo destinatário. No caso do Google Apps for Work, como o serviço é em nuvem, todo esse processo é feito de forma mais simples.

“A mudança para Google foi natural”, segundo conta Erik Souza Silva, analista de infraestrutura de TI da Acrilex, “porque o pessoal de TI aqui já era usuário do Gmail, a escolha por ele foi uma coisa natural. Nossa opção foi fortalecida porque chegamos a receber uma oferta de instalação de um servidor de e-mails da era pré-nuvem, bastante usado pelas empresas, mas como funcionaria na empresa, optamos por investir mesmo na mudança para Google Apps”, lembra ele. “A migração com o apoio da Dedalus foi tranquila, tanto que a convidamos para cuidar da migração de nossos sites para a Amazon Web Services”.

Com o crescimento da Internet na comunicação com o mercado, seu website é uma ferramenta muito poderosa para a divulgação de sua linha de produtos através de conteúdo abrangente e muito educativo, sendo referência para artistas amadores e profissionais, escolas e estudantes que usam suas tintas em obras de arte em tecidos e outros materiais. Garantir a alta disponibilidade e acesso rápido é essencial, ainda mais com o constante crescimento de visitas ao websites da Acrilex que recebem mais de 100 mil visitantes por mês.

“A escolha pela Amazon Web Services foi decorrência do bom relacionamento com a Dedalus na migração e gestão da plataforma Google Apps”, segundo conta Isis Vasques, sócia-diretora da Agência Ecco, responsável pelas campanhas web da Acrilex e que cuidou da migração para AWS com o apoio da Dedalus Prime. “Foi uma experiência bacana”, classificou ela. “Fizemos uma reunião para listar o que o site necessitava e logo gostamos do nível de atendimento. Percebemos que a gente conversava com profissionais que realmente entendem do ambiente tecnológico e que entendia a nossa linguagem. Explicamos o que tínhamos e o que queríamos e eles logo apresentaram um projeto adequado para a migração. A interface entre nossa equipe da agência, a Acrilex e a Dedalus foi perfeita. Se nós somos leigos em algo, eles sabem nos ajudar. O fato da Dedalus disponibilizar um gerente presencial no projeto contribuiu muito para acelerar a migração. Este tipo de atitude não existia no antigo provedor, onde tudo era na base do formulário para qualquer questão relacionada ao site. Agora temos outro nível de profissionalismo”.

O primeiro site a migrar foi o  ArtTeen (https://www.artteen.com.br), escrito em WordPress de maneira mais simplificada, e depois foi o Abelhinhas (https://www.abelhinhas.com.br), com muitas funcionalidades complexas, multimídia, TV, e jogos, e por último o institucional da empresa, mas que carrega um catálogo gigantesco, escrito em ASP. “Depois que a gente migrou, não tivemos mais problemas de sair do ar, de erros, invasão...nada. Como o ambiente AWS é complexo, com a Dedalus nos sentimos muito mais seguros em contar com uma estrutura parruda e séria”, afirma a publicitária.

Share This Post

Post Comment