Exportadora utiliza sistema de exportação Sonda Software

De acordo com a Sonda Software, unidade de Aplicativos da Sonda IT, companhia de Tecnologia da Informação, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior decidiu prorrogar por prazo indeterminado a adequação das empresas ao Novoex, módulo do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex). Ainda que com a definição, a WEG, indústria exportadora de motores, geradores e equipamentos para automação comercial faz uso do sistema desde novembro de 2010.

“Com o processo anterior o envio de cada registro levava duas horas. Hoje realizamos o mesmo procedimento em meia hora, além de termos mais transparência no envio”, afirma o responsável pelo projeto na WEG, Marcos Luiz Kretzchmer.

Para ingressar no sistema, a WEG adotou o novo módulo da solução pw.CE (Comércio Exterior), intitulado pw.CE Novoex. O aplicativo, segundo a organização de TI, é utilizado pela indústria para suportar a certificação e a padronização dos documentos exigidos no regimento fiscal para suas exportações, sendo utilizado para os trâmites de exportação a partir da China. De açodo com a companhia, a solução é homologada para operar como parte integrante do mySAP ERP. “Com o processo anterior o envio de cada registro levava duas horas. Hoje realizamos o mesmo procedimento em meia hora, além de termos mais transparência no envio”, afirma o responsável pelo projeto na WEG, Marcos Luiz Kretzchmer.Atualmente a indústria exporta para mais de 100 países utilizando a tecnologia.

A empresa exportadora realiza anualmente cerca de 12 mil embarcações, o que gera um total de 36 mil arquivos e o próximo passo é fazer uso da tecnologia também no México, já no segundo semestre. “Evoluímos muito no uso da tecnologia da Sonda Software de comércio exterior, tanto que chegamos ao ponto de utilizar o sistema como um self service, necessitando cada vez menos do suporte da Sonda”, explica Kretzchmer. Para o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Sonda Software, Eduardo Borba, as constantes atualizações das soluções desenvolvidas permitem às empresas usuárias que utilizem a tecnologia cada vez mais no seu modelo standard. “Consequentemente, os custos de suporte diminuem e os esforços no momento de realizar upgrades ou adequar a solução a novas exigências são muito menores”, finaliza Borba.

Share This Post

Post Comment