A Stefanini, uma das provedoras globais de soluções de negócios baseadas em tecnologia, reforça ofertas voltadas à vertical de seguros. A multinacional brasileira desenvolveu sua área de consultoria especializada para investir na identificação e resolução de problemas, eficiência operacional, transformação de negócios e inovação, utilizando para isso as melhores práticas de mercado, experiência mundial e a tecnologia como suporte aos negócios.

Sendo assim, as ofertas de seguros iniciam-se por meio de estudos realizados com base nas tendências e necessidades das seguradoras e todo o ecossistema no qual elas estão inseridas, ou seja, seus segurados, congêneres, resseguradores, prestadores de serviços e parceiros de negócios, corretores, angariadores entre outros.

A área de consultoria trabalha com uma visão inicial, baseada no entendimento de cada cenário encontrado. Dado cada cenário, e sempre com uma visão agnóstica de tecnologia, a área analisa a melhor forma de atendimento. Depois desta análise e proposta de solução, a Stefanini consolida uma visão do cenário futuro, incorporando soluções de tecnologia que suportem e deem ganhos ao negócio.

Segundo Marcos Caruso, Líder da Indústria de Seguros, da Stefanini, a empresa possui um portfólio abrangente, que cobre todas as áreas de negócios das seguradoras e sempre trabalham com duas visões básicas, uma de atividades específicas de consultoria e outra das áreas e processos de negócios nos quais as seguradoras se apoiam. “Temos trabalhado muito fortemente com reengenharia de processos, trazendo eficiência operacional e automatizando atividades que em geral são realizadas de maneira manual e muitas vezes sem uma gestão forte”, afirma Caruso.

Diferenciais competitivos

A Stefanini tem atuado no mercado de seguros, com grande presença em diversas seguradoras e corretoras do mercado.  Com base nesta experiência e a participação em diversos projetos, conseguiu reunir melhores práticas e tem ajudado muitas seguradoras a obter redução de custos com alta eficiência operacional. A base de profissionais com atuação no segmento já ultrapassa 600 pessoas e foi possível aliar pilares fundamentais para todas as atividades realizadas, que compreende pessoas, processos e o suporte de tecnologia.

A iniciativa da vertical de seguros na Stefanini surgiu em 2005, na época chamada de Financial Services, quando fazia parte das iniciativas do setor financeiro (bancos), a partir de 2007, dada sua representatividade, passou a ser uma vertical independente. De 2007 até hoje, a vertical cresceu e atualmente atende cerca de 20 seguradoras no Brasil com os mais diversos serviços e cobertura de áreas de negócios. A verticalização das indústrias na Stefanini foi um passo muito importante na ocasião, dadas às características de cada segmento e a forte necessidade do conhecimento específico do mercado, bem como a regulação que ele sofre por parte das instituições de gestão e controle do governo.

“Temos uma expectativa muito grande com relação a esta vertical, dados os desafios que o setor tem de crescimento. Nos últimos anos é um setor que cresce sempre na casa dos dois dígitos, diferentemente do que tem ocorrido em diversos outros segmentos. Mudanças na economia, desenvolvimento de outros setores, aumento de renda e acesso aos produtos por novas classes sociais, mudança de hábitos dos brasileiros, grandes programas de desenvolvimento do País e os grandes eventos, como a Copa do Mundo e, daqui a dois anos, as Olimpíadas, ajudaram e irão ajudar o setor de seguros a alavancar seus negócios”, diz Caruso.

Os produtos de seguros geralmente atingem a todas as camadas e setores da economia. Algumas seguradoras focam e são especializadas em produtos muito específicos e outras atuam em todas as linhas de negócio. A Stefanini atua e possui ofertas e serviços para todas as linhas de negócio e atende diversos tamanhos de seguradoras.

Para o executivo, conhecer o cliente, o perfil e comportamento do indivíduo ou empresa, é de extrema importância para as ações e produtos ofertados. Para chegar a este ponto de excelência, a Stefanini conta com soluções que exploram diversos canais de relacionamento como big data para processamento de grandes volumes de informações e enriquecimento de dados, trazendo valor ao negócio, visão única de cliente; analytics para previsibilidade de informações e indicadores estratégicos para o negócio; mobilidade e soluções de monitoramento e controle, tais como dispositivos de telemetria para veículos e outros bens, como dispositivos do tipo “wearable” para pessoas.

“A Stefanini acredita que pesquisa e inovação são essenciais para manter-se em um mercado altamente competitivo e com margens extremamente apertadas. Por isso, tem investido muito e explorado as tendências para agregar valor e sair na frente, criando experiência em setores e soluções antes mesmo de despontarem para o mercado. A área de seguros tem importante participação no faturamento da companhia, cerca de 4% do total e pretendemos até o final do próximo ano chegar a 8%”, conclui Caruso.