3 passos para formalizar contratos no meio eletrônico

Assinar contratos no meio eletrônico sem caneta e papel já é uma realidade. Veja 3 passos para o migrar o processo de assinatura de contratos da sua empresa para o digital.

A Simpress, empresa provedora de soluções de impressão e gestão de documentos, registra uma receita de R$ 175 milhões no primeiro semestre de 2011. A organização conquistou um aumento de 18% em seu faturamento proveniente da área de serviços e de 10% em relação ao mesmo período no ano passado. A expectativa é crescer 18% até o fim deste ano e a unidade da Simpress no Distrito Federal apresentou um aumento de 19% no faturamento do semestre.   O resultado foi alcançado por meio de contratos com importantes clientes no estado, como Banco do Brasil, Ministério da Previdência, Ministério da Previdência, Ministério da Agricultura, Ministério das Relações Exteriores, entre outros. Já a unidade paranaense cresceu mais de 29%, seguida de Minas Gerais, com 27% e da carioca com 18%. Segundo Vittorio Danesi, presidente da Simpress, a empresa tem investido cada vez mais para aprimorar seus serviços a fim de auxiliar os clientes nos pontos críticos de cada negócio. O primeiro semestre de 2011 foi marcado por diversos investimentos que criam um diferencial frente às empresas do mesmo segmento. “Este ano demos continuidade à estratégia de ofertas centradas nas verticais de mercado e lançamos soluções de GED (Gestão Eletrônica de Documentos) para departamentos específicos das empresas. Estamos cada vez mais focando nossas ações na captura (digitalização) e extração dos dados, indexação e toda a gestão de documentos, pois esta é uma tendência nos dias de hoje e assim, poderemos prover um suporte cada vez mais seguro, qualificado e moderno para os negócios de nossos clientes”, afirma.   Ao longo do ano de 2011, a companhia planeja manter os investimentos e deverá alocar um valor superior a R$ 60 milhões. O objetivo é investir em ativos e sistemas que permitem melhorar a qualidade na prestação de serviços, além de modernizar os sistemas de gestão, com adoção de um NOC (Network Operation Center) específico para ampliar o controle sobre todas as áreas e projetos internos da companhia. A Simpress também está investindo na área de desenvolvimento de novos negócios, na qual realiza pesquisas e desenvolve soluções e aplicações customizadas de acordo com a demanda de seus clientes, como cloud computing, Simpress Prodution Center, impressão mobile, entre outras.

 

  1. Qual escolher: assinatura digital ou eletrônica?

Depende. "A escolha está relacionada ao nível de risco e valor da operação", explica Maria Teresa Aarão, diretora de Inovação em Produtos e Mercados da Certisign, Autoridade Certificadora especialista em Identificação Digital.

A assinatura digital é indicada para formalizar contratos com alto risco financeiro e de longo prazo. Já a eletrônica pode ser usada para formalizar acordos com baixo risco financeiro e de curto prazo.

 

  1. Entende as diferenças entre as assinaturas

 

Assinatura digital: é gerada a partir do uso do Certificado Digital ICP-Brasil e tem valor jurídico assegurado pela legislação brasileira - Medida Provisória 2200-2.

Assinatura eletrônica: é gerada a partir de um clique ou da assinatura manuscrita na tela touch de um dispositivo móvel e tem eficácia probatória de acordo com as evidências colhidas no momento da captura.

 

  1. Opte por uma boa plataforma

Por trás do upload do documento e da assinatura é preciso ter um sistema robusto com múltiplas funcionalidades para usufruir de todos os benefícios de ter o processo no digital. O Portal de Assinaturas é uma opção. A plataforma permite a criação de fluxos, envia notificações, gera evidências da assinatura, controla integridade dos documentos e das assinaturas, entre outras funcionalidades. É possível experimentar gratuitamente e assinar documentos, por exemplo, por meio do Certificado Digital no celular, mais conhecido como mobileID.

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