O tema mobilidade e trabalho remoto foram abordados como a nova dinâmica de mercado e forma de trabalhar pela Unify, empresa que oferece serviços e software de comunicação. Em entrevista para Information Management, Plínio Targa, o diretor geral da empresa no Brasil, fala sobre o conceito “New Way to Work”.
1-Como você pode esclarecer o conceito "New way to work" para o mundo da TI?
No cenário de negócios competitivos de hoje, nosso foco é oferecer ao mercado soluções que proporcionem às empresas a melhor maneira para se conectar e colaborar, permitindo aproveitar ao máximo o conceito que criamos chamado A Nova Forma de Trabalhar (NW2W – New Way to Work). Precisamos viabilizar o trabalho móvel, remoto e distribuído, maximizando a eficiência do trabalho em equipe. Isso impacta diretamente na produtividade e na satisfação dos colaboradores. No ano passado, fizemos uma pesquisa global, que incluiu o Brazil, apontando que 43% dos funcionários prefeririam ter um trabalho flexível a um aumento de salário.
2- Como o "home office" está caminhando no mercado brasileiro? Você acha que com os produtos isso pode amenizar?
O Brasil está evoluindo neste sentido, proporcionando novas formas de trabalho, mas queremos ajudar profundamente nesta mudança. É importante que as empresas saibam que temos tecnologia suficiente para promover o Anywhere Worker, ou seja, o colaborador trabalha de qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo. O antigo “home office” evoluiu para o conceito de “trabalho remoto” ou “trabalho flexível”, com plataformas que proporcionam uma experiência além. Entre nossas soluções de destaque está o OpenScape, que oferece uma experiência de usuário aprimorada, independente da plataforma de voz utilizada, agilizando as implantações em empresas grandes e globais. A solução possui inúmeros recursos para proporcionar uma experiência perfeita para os usuários. Aliás, a experiência do usuário é o nosso foco.
3- Ainda há uma resistência por parte das pessoas? E por parte das empresas?
Identificamos muitas oportunidades quanto à mudança de cultura, principalmente no Brasil, em relação ao trabalho remoto. As empresas estão se abrindo a esse novo mundo e estamos dispostos a ajuda-las, oferecendo o que há de melhor em softwares de alto valor agregado.