Estudo revela que mais de 2/3 dos líderes TI afirmam ser “mais eficazes” devido à colaboração

Para atender às crescentes necessidades em termos de tecnologias digitais, móveis e sociais em todo o mundo, os executivos de marketing e tecnologia da informação estão descobrindo que a colaboração entre pessoas, processos e tecnologias está levando a resultados mais eficazes. Para demonstrar como as empresas estão adotando a colaboração, a Oracle, em parceria com a Leader Networks e a Social Media Today, realizou um estudo executivo revelando oportunidades e obstáculos para os altos executivos de marketing e tecnologia trabalharem em colaboração a fim de agregar valor aos negócios. Os resultados da pesquisa destacam como as equipes de marketing e tecnologia estão cada vez mais trabalhando em conjunto.Colaboração-1

A Oracle anunciou os resultados de um estudo executivo realizado com a Leader Networks e a Social Media Today intitulado “Socially Driven Collaboration”. A pesquisa explorou os efeitos das constantes mudanças no cenário digital, social e móvel, além de avaliar como essa realidade obriga os líderes a realizarem transformações em toda a empresa, particularmente nas áreas de marketing e tecnologia.
O estudo global com mais de 900 executivos de marketing e tecnologia analisou o atual nível de colaboração nas organizações e as barreiras para trabalhar rumo ao sucesso nas mídias sociais.
A pesquisa constatou que, apesar de tanto as organizações de marketing quanto as de TI citarem intensos benefícios comerciais da colaboração entre departamentos ainda há espaço para melhorias.
Os resultados da pesquisa indicam que as empresas de marketing assumem a dianteira dos esforços de colaboração e a maioria dos entrevistados destaca que a cultura corporativa como a principal barreira.
A Oracle define uma empresa pronta para as tecnologias sociais ou efetivamente social como uma organização com capacidades sociais integradas com a estrutura de suas operações diárias – das atividades de negócios, marketing, vendas, atendimento ao cliente e pesquisa, até a colaboração e a comunicação com os funcionários.

Principais indicativos

O estudo da Oracle indicou que:

As funções de marketing e tecnologia estão mudando. Os profissionais de marketing e os líderes de TI afirmam que suas funções estão evoluindo com maior ênfase em suas atividades empresariais por meio dos canais sociais. Ambos os grupos indicam que hoje já contam com a capacidade de colaborar de forma mais eficaz, reconhecendo a necessidade de desenvolver novas habilidades e contratar novos talentos para atender às crescentes demandas no atual cenário digital, móvel e social.Os profissionais de marketing lideram a colaboração. Os entrevistados dessa área mostraram-se mais propensos a relatar um maior nível de colaboração do que seus pares de TI.
A colaboração atual deixa espaço para o crescimento. Apesar do crescimento da colaboração, apenas 36% dos entrevistados da área de marketing e 26% dos entrevistados de TI revelam que “frequentemente” colaboram uns com os outros nos projetos. Pouco mais da metade dos entrevistados de marketing e TI classificam seu nível de colaboração como “adequado”. Além disso, 16% dos entrevistados de TI afirmam que a colaboração com a área de marketing é “inexistente”.
Apesar dos desafios, a colaboração melhorou. Poucos entrevistados afirmaram colaborar menos hoje em relação ao ano passado, sendo que 41% dos líderes de marketing e 38% dos de TI indicam um nível mais alto de colaboração.
A colaboração agrega valor aos negócios. Mais de dois terços dos líderes de marketing e de tecnologia disseram que estão trabalhando de modo “mais eficaz” devido ao aumento da colaboração. Os benefícios relatados incluíram mensagens mais fortes e mais convincentes de marketing, aceleração do lançamento e da adoção dos produtos, redução dos custos dos projetos e melhor qualidade nos produtos e serviços.

 “A colaboração em toda a empresa é um passo fundamental no caminho para torná-la pronta para as tecnologias sociais, alcançando resultados excelentes e demonstrando o valor aos profissionais de marketing e de TI”, disse Meg Bear, vice-presidente de grupo do Oracle Social Cloud. “Os resultados da pesquisa sugerem que ainda há espaço para melhorias e que as companhias estão conscientes da necessidade preemente de colaboração. Na Oracle, temos o compromisso de ajudar nossos clientes a entrelaçar as capacidades sociais na estrutura de suas operações de negócios para que possam melhorar a colaboração, aumentar a eficiência e entregar valor real aos negócios.”

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