Aconteceu ontem dia 6 de novembro em São Paulo, no Hotel Pullman, o encontro Kofax Connect . O evento reuniu cerca de 200 pessoas entre parceiros e clientes e contou com a presença de diversos VP’s e diretores nacionais e internacionais da empresa.
Na parte da manhã o VP de Field Enablement , Phillip Jones abriu o encontro com uma apresentação onde falou sobre como os novos devices estão revolucionando os negócios globalmente. Segundo ele, o mercado em 2011 movimentou cerca de dez bilhões de dólares em todo o mundo. “O que as empresas devem pensar diante desse cenário é como adaptar os negócios para ganhar estes consumidores”, disse o vice-presidente da Kofax.
Aproximadamente 44% da população mundial já utiliza algum tipo de smartphone e a tendência é de que este número aumente cada vez mais. Este mercado em franca expansão fez com que empresas do setor financeiro, explorassem esse nicho com o objetivo de reforçar seu relacionamento com o cliente otimizar alguns processos. “Vemos as organizações mudando suas estratégias para abraçar este novo mercado emergente. Um exemplo disso são os bancos que vem trabalhando duro para desenvolver aplicativos móveis, como Itaú, Bradesco e Banco do Brasil.”
No entanto, para ter sucesso nessa empreitada o executivo destaca que as organizações precisam colocar o consumidor no centro dessa estratégia para conseguir entregar um serviço personalizado e eficiente.
Algumas instituições estão se movimentando mais agressivamente para ganhar este mercado. Elas estão vendo novas maneiras de interagir com estes clientes e engajá-los, criando aplicativos e novos canais de comunicação.
De acordo com o executivo, nos EUA, um banco inovou criando o depósito de cheques eletrônicos, onde o cliente fotografa a frente da folha de cheque e encaminha o arquivo de imagem ao sistema do banco. Após este processo ser realizado e confirmado perla entidade o ele destrói o papel. A consequência disso foi a redução de papeis e fluxo de clientes nas agencias bancarias, além da automação de um processo custoso e burocrático para o banco.
Com isso há uma mudança drástica na utilização de dispositivos móveis para a captura e transmissão de imagens de documentos. Da perspectiva do cliente, poupar horas com o envio de documentos seria uma grande inovação por parte do banco. E para a instituição financeira causaria um grande impacto nos consumidores do serviço, trazendo também mais produtividade para toda a cadeia, cliente e empresa. “O cliente faz todo o trabalho, mas a impressão causada é tão grande que a empresa ganha a chancela de inovadora e moderna”, afirma Jones. Ele completa dizendo que essa solução também é barata, uma vez que não há necessidade de fornecer tecnologia (dispositivos) ao cliente, fazendo com que a corporação apenas desenvolve o aplicativo.
“Esses dispositivos estão mudando nossas vidas, e consequentemente a rotina e os negócios das empresas. Os aplicativos estão mudando as estratégias das empresas, aumentando o relacionamento com o cliente, otimizando processos e reduzindo o número de documentos físicos que circulam no interior das organizações”,disse.
Na parte da tarde o destaque foi a apresentação, diretor sênior de marketing de produtos da Kofax, Carl Hillier, que mostrou em sua apresentação as “6 dimensões do capture Enabled BPM “. Nesta apresentação o executivo acompanhando por Alexandre Córdova – gerente de pre-venda para Latam e caribe e Fábio Lucchini – engenheiro de vendas Sênior, demonstraram como a combinação das tecnologias de Capture e BPM permitem automatizar processos, transformando a maneira como as empresas fazem negócios, proporcionando um alto nível de serviços ao cliente , obtendo vantagens mais competitivas e processos mais eficientes, por meio de casos práticos.
Na sequencia o Diretor de TI da Interfile, Jorge Tung fez uma apresentação de um caso prático de como a sua empresa realizou uma transformação tecnológica por meio de seu processo de seleção e implantação de novas tecnologias de BPM e Captura.
Para encerra o dia, Silvio Oliveira - Plataform Strategy Advisor da Microsoft – Mostrou como surgiu a aliança entre a Kofax e a Microsoft e o que ela significa para os clientes. Oliveira falou sobre o cloud a Microsoft o Azure e sobre a oferta do Kofax Total Agility que proporciona uma experiência de captura em nuvem por BPM e como o Azure representa uma solução complementar ao processo.
Segundo o executivo da Microsoft, com a economia globalizada , os processos de negócio estão mudando com grande frequência e o BPM evoluiu para melhorar a gestão de processos. “A ultima versão do Total Agility Kofax é o primeiro BPM e a ferramenta de gestão que de processos dinâmico que explora plenamente as capacidades do Windows Microsoft Azure. Isso permite que os clientes tenham a liberdade de escolher entre uma implementaçãoo convencional e vlaer-se dos benefícios de uma infraestrutura em cloud”, salientou Oliveira.
O executivo mostrou todas as interfaces do Azure no mundo dos negócios e explanou sobre o potencial que a Microsoft possui para sustentar toda esta infraestrutura de cloud no mundo