Symantec Anuncia Relatório Intelligence de Outubro de 2011

Os resultados do Relatório Symantec Intelligence de Outubro de 2011, anunciados pela Symantec revela que, pela primeira vez, spammers estabeleceram um verdadeiro serviço de encurtamento de URL que está disponível publicamente e gera links curtos reais.

A empresa  reportou no início deste ano que os spammers haviam criado serviços de encurtamento de URL para esconder melhor seus sites de spam e torná-los mais difíceis de serem bloqueados. O relatório deste mês indica que spammers com pelo menos 80 sites de encurtamento de URL estão em operação; todos usando um padrão semelhante de nomeação e um domínio de nível superior (TLD).info. No entanto, ao contrário dos sites de encurtamento de URL descobertos no início deste ano, os novos são, de fato, sites públicos.

“Nas operações desses sites, os spammers estão usando scripts de código aberto gratuitos para encurtamento de URLs. Depois de criar muitas URLs encurtadas com seus próprios serviços, os spammers enviam mensagens incluindo essas URLs com assuntos concebidos para atrair a atenção”, disse Paul Wood, analista sênior de inteligência da Symantec.cloud. Em outubro, o relatório Symantec Intelligence também descobriu um discador SMS com tarifas cujo alvo são consumidores na Europa Oriental. O discador tenta se passar por uma aplicação legítima imitando a marca de uma popular ferramenta VoIP/para mensagens.  “Estes recursos começaram a aparecer no cenário de ameaças móveis mais frequentemente, em especial na Europa Oriental. Não é nenhuma surpresa que os autores responsáveis por usar essa lucrativa fonte de receita pareçam estar aprimorando suas táticas e migrando para plataformas mais novas”, completa Wood.

Share This Post

Post Comment