Pesquisa mostra que a automação de processos pode ser diferencial na produtividade

Em um momento em que se discute muito a competitividade brasileira no mercado global e possibilidade de retomada da economia, para as empresas, a questão da produtividade é um fator importante, quase fundamental. Entretanto, levantamento conduzido pela Iteris Consultoria & Software identificou que os gestores e funcionários enxergam muitas oportunidades de ganho de produtividade com a implantação de automação de processos.

"Ao se deparar com este tipo de indício, os CIOs arriscam zerar sua economia e potencialmente aumentar seus custos de operação", afirma o especialista.

Entre as empresas pesquisadas, 85% fazem a gestão de processos principalmente via e-mail. Esta realidade gera dificuldades como não atendimento de solicitações (57%), solicitações não atendidas no prazo (57%), as etapas dos processos não são claras/conhecidas (54%) e problema na comunicação entre áreas (45%), entre outras. E 87% dos entrevistados acreditam fortemente que a automatização de processos produziria ganhos de produtividade e os colaboradores teriam mais tempo para focar em atividades de maior valor agregado ao negócio.

Um aspecto positivo é que a maioria das empresas (64%) dá autonomia às áreas para mudarem ou aprimorarem seus processos. Entretanto, 71% dos entrevistados entende que o grau de dificuldade para implantar um sistema simples ou um fluxo de trabalho seja o grande motivo da automação ser negligenciada. Para parte das empresas, a questão da automação de processo torna-se mais crítica em função de SLA – Service Level Agreement e controles rígidos estabelecidos (67%), ou ainda, em função de riscos de sofrer penalidades legais devido ao não atendimento destes requisitos (77%).

Marcelo Santos, diretor e sócio-fundador da Iteris Consultoria & Software, destaca algumas das vantagens que as empresas podem ter ao fazer a automação de processos: aumentar a eficácia de seus negócios, aumentar a produtividade e a satisfação da equipe, reduzir custos, potencializar as saídas de seus processos e minimizar drasticamente erros humanos e operacionais. “A existência de procedimentos eletrônicos é um fator que profissionaliza e simplifica a gestão”, completa o executivo.

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