Tecnologias para preservação sócio-ambiental

Todas as divisões da Ricoh, grupo industrial japonês que é representado no Brasil pela Ricoh Brasil, irão desenvolver tecnologias e produtos com foco na valorização do meio ambiente. O compromisso de sustentabilidade da companhia atinge quatro diferentes campos: conservação de energia; de recursos e reciclagem; prevenção de poluição; e redução do uso do papel. 

Uma das novidades é que a Ricoh está trabalhando para reduzir embalagens ao longo de todo o processo de entrega, que variam dos fornecedores aos clientes. A empresa está desenvolvendo recursos e ferramentas originais de recirculação de empacotamento. Outra preocupação é a eliminação de resíduos: a Ricoh vem fazendo grandes esforços, auditorias e pesquisas relacionadas à eliminação de forma apropriada. O Grupo também vem trabalhando para reduzir as emissões de CO2 e os custos de transporte. O objetivo é construir uma produção global e sistema eficaz de logística para manter as operações de emissão com baixo custo e pequena produção de CO2.

De acordo com o presidente da Ricoh Brasil, Diego Imperio, são inúmeras as vantagens da preservação ambiental para uma organização e, por esses motivos, a Ricoh faz questão de implementar, a cada ano, novos programas. “A principal vantagem da preservação ambiental é manter, ou até mesmo melhorar, as relações da nossa empresa com a comunidade e com o público em geral. Além disso, essa é uma maneira de demonstrarmos, genuinamente, o comprometimento da companhia com a gestão ambiental. Além de ações internas, estamos também preocupados em oferecer soluções sustentáveis aos nossos clientes e parceiros”, afirma.

Outras importantes ações estão sendo desenvolvidas pela Ricoh, em prol da sustentabilidade, nos últimos anos. Entre elas, destaca-se o processo de design de produto chamado LCA-based Design, utilizado para que os objetivos de redução de impacto ambiental sejam realmente atingidos. A Ricoh se compromete ainda em utilizar novos materiais em seus produtos, que efetivamente reduzam os impactos ambientais. A empresa é pioneira na utilização do plástico à base de plantas no processo de fabricação de impressoras multifuncionais. Os plásticos são provenientes da fermentação do amido de fontes vegetais como milho, cana-de-açúcar e batata.

A Ricoh também já atende aos requerimentos Blue Angel – primeira certificação do meio ambiental do mundo - seguindo os padrões de emissão de ozônio, poeira e componentes orgânicos voláteis. Além disso, a empresa está também dentro das principais listas e pesquisas mundiais, que apontam as companhias mais sustentáveis do planeta.

Share This Post

Post Comment