Modalidade empresarial na terceirização da mão de obra

Nesta segunda-feira, dia 21, o presidente do Ipea e professor licenciado do Instituto de Economia e do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Unicamp, Marcio Pochmann, apresentará a pesquisa “Sindeepres: A modalidade empresarial na terceirização da mão de obra”, das 9h às 11h, na sede do Sindeepres, localizado na Praça Padre Manoel da Nóbrega, 21, 16º andar, Centro, São Paulo.

A pesquisa utiliza dados do Sindeepres, sindicato de trabalhadores terceirizados e temporários das Américas. O estudo analisa as modalidades empresariais da terceirização da mão de obra e reúne conjunto de dados sistematizados para o estado de São Paulo disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (Relação Anual de Informações Sociais) e pelo Sindeepres.

De acordo com o sindicato, a pesquisa é dividida em três partes: a primeira voltada à evolução das empresas de terceirização; logo após, são reunidas características das empresas de terceirização; a terceira parte trata do impacto das decisões empresarias relativas à terceirização da mão de obra. No último dia 17 de outubro de 2011, foi lançada a pesquisa Sindeepres: “Trajetórias da terceirização”, na primeira parte há uma descrição geral do perfil do trabalhador ocupado desde a década de 1980. A segunda parte trata da evolução das relações de trabalho nas empresas de uso de mão de obra terceirizada.

Share This Post

Post Comment