Novo porfólio de memória Flash da EMC

Desde que foi anunciada em maio passado a  compra da XtremIO, considerada  uma das pioneiras em arquitetura de armazenamento Flash, situada em Herzliya Israel  pela EMC, o mercado brasileiro ficou aguardando pelas novidades que a adesão do novo portfólio trariam ao mercado nacional.XtremIO EMC

Assim foi anunciado no último dia 14 anuncia o lançamento do EMC® XtremIO™, o primeiro e único array do mercado 100% flash que oferece desempenho consistente e previsível para qualquer aplicação e carga de trabalho a qualquer período de tempo, independentemente de sua taxa de utilização. Para conseguir isso, o EMC XtremIO apresenta inovações exclusivas: arquitetura scale-out multi-controller com escalabilidade de performance linear; desduplicação INLINE ininterrupta, proteção de dados 6X mais eficiente e 4x mais rápida do que o RAID tradicional.

O EMC XtremIO foi estruturado de forma diferente a qualquer outro storage flash do mercado. Quatro tecnologias chaves trabalham em conjunto para maximizar o desempenho sem comprometer a eficiência ou a durabilidade:

 

• Distribuição interna baseada no conteúdo dos dados

• Controladoras duais para processamento dos Metadados

• Esquema de proteção Raid otimizado para Flash (XtremIO XDP)

• Metadados compartilhados em memória

Para Marcos Lhobregat, engenheiro sênior de Sistemas da EMC Brasil, o novo produto conviverá pacificamente com outros integrantes do portfólio da companhia já que  pelas características do produto  e os serviços adicionais são perfeitamente à ambientes maiores onde a memória flash se integra perfeitamente.

Segundo o engenheiro o mercado para este tipo de produto está muito aquecido, “ o que é um fato também no Brasil, já que os data centers precisam de melhoria sempre em sua performance  e o mercado nacional não está alheio a este movimento global”, lembrou o executivo.

A EMC espera que o XtremIO seja líder no mercado de arrays totalmente flash, mercado cuja receita, segundo a IDC, poderá chegar a US$ 1,2 bilhão até 2015*. O novo array já possui alta demanda - 10 petabytes de capacidade efetiva desduplicada já vendidos via programa Directed Availability da EMC.

“Os clientes estão procurando arrays flash para suportar cargas de trabalho que precisam de performance previsíveis e com baixa latência de acesso para dados que são atualizados com frequência  – como ambientes de Virtual Desktops, servidores virtuais, consolidação de bancos de dados e cópias de dados para ambientes de teste/desenvolvimento. Com o XtremIO, essas cargas de trabalho não só obtem a melhor performance, mas também melhoram a eficiência do custo por IOPS além de simplificar a admonsitração do ambiente de storage.”, disse Lhobregat

 

De acordo com a companhia, são quatro os principais diferenciais de arquitetura que distinguem o XtremIO:

 

  • A distribuição de dados baseado em seu conteúdo mantém o array naturalmente balanceado e otimizado com uma fração dos dados, já desduplicados em memória, sendo distribuída igualmente entre todos os discos SSDs e controladoras do sistema.

 

  • As controladoras duais para processamento de Metadados permitem que o array tire o melhor proveito da natureza de acesso aleatório da tecnologia flash e coloque os dados em qualquer lugar do array sem exigir processos de manutenção e limpeza (também conhecidos como Garbage Collection). Isso permite que o XtremIO evite  uma queda de até 50% no número de IOPS que o array pode fazer, impeça um aumento de até 1.000% na latência de acesso aos dados e evite uma redução de até 10 vezes na durabilidade da mídia flash em comparação a outros arrays flash que tem que executar estes processos de manutenção e limpeza .

 

  • O esquema de proteção Raid otimizado para Flash (XtremIO XDP) é um algoritmo especialmente desenvolvido para a mídia Flash que protege contra falhas de discos SSDs e, provê uma eficiência de uso até 6 vezes maior quando comparado a outros arrays flash com RAID tradicional. O XDP permite aos usuários utilizar 100% da capacidade no XtremIO - mantendo níveis máximos de desempenho. Outros arrays flash irão mostrar um desempenho menor quando atingirem de 60% a 80% da capacidade de espaço utilizada. Isto significa que XDP proporciona até 40% mais capacidade útil em comparação a outros arrays em flash. Além disso, os eficientes algoritmos XDP oferecem desempenho e durabilidade da mídia flash até 4 vezes maiores do que o RAID tradicional em condições de longo prazo.

 

  • O uso de metadados compartilhados em memória permite que o array possa atender uma variação maior de performance e realizar cópias de dados já existentes no array de forma muito rápida para acelerar massivamente tarefas comuns como, por exemplo, a criação de máquinas virtuais. Os clones de máquinas virtuais são criados com até 20 vezes a largura de banda da rede entre o host e o array, com muito mais rapidez e com menor impacto no ambiente de produção  que nos arrays flash tradicionais.

 

O novo produto é um array de arquitetura scale-out baseado em controladoras chamadas X-Bricks. Cada X-Brick está disponível com 10 TB de capacidade – com opção de 20 TB de capacidade, prevista para o início do próximo ano. O XtremIO pode atingir até um milhão de IOPS randômicos com mais de 250 TB de capacidade efetiva  em um um único cluster. Um cluster XtremIO pode crescer de duas até oito controladoras com até 128 núcleos de procesamento, capazes de lidar com qualquer tipo workload de bancos de dados OLTP, servidores virtuais e cargas de trabalho de Virtual Desktops - com todos os serviços de dados já ativos. “Além disso, o XtremIO é integrado ao portifólio de soluções de armazenamento EMC para fornecer recursos adicionais, facilidade de uso e compatibilidade”, conforme lembra o engenheiro sênior  da EMC.

Somente para exemplificar ele cita, por exemplo, o sistema Vblock™ Specialized System para aplicações de extrema performance da VCE é baseado em arrays XtremIO e oferece desempenho incomparável para soluções de Virtual Desktops (VDI) a custos sem precedentes por desktop virtual. O gerenciamento do array XtremIO também é integrado ao VMware vSphere e acelerado por APIs de armazenamento VAAI, da VMware. Além disso, o XtremIO é compatível com outras tecnologias EMC, entre elas EMC VPLEX™, EMC PowerPath® e EMC Secure Remote Support (ESRS). Por fim, a EMC Global Services desenvolveu novas ofertas de serviços para otimizar ambientes VDI no XtremIO. “Nós provemos nossos clientes com estratégias comprovadas de implementação de VDI com revisão de design, elaboração de especificações técnicas e orientação de como atingir a melhor performance de storage neste ambiente”, reitera.

De acordo com Marcos Lhobregat, a tecnologia flash é o novo caminho do mercado que vem evoluindo muito rapidamente em função da virtualização. “Hoje é preciso fazer mais e de forma cada vez mais simples e mais barata. É nesse escopo que a adição de produtos como este trazem esta eficiência para os clientes. Podemos assegurar isso dado aos 10 petabytes de clientes que já utilizam  os novos lançamentos da EMC. Nosso país está certamente entre os que demandam pela tecnologia  e entre os segmentos que já utilizam estão as grandes  entreprises, os data centers e próprio governo”, conclui o executivo.

Share This Post

Post Comment