Segurança Automatizada em nuvem: Por que é tão importante?

*Fernando Cardoso

A inovação tecnológica envolvendo Cloud Computing, Big Data e IoT (Internet das Coisas) vem crescendo em uma velocidade espantosa. A possibilidade em construir novos ambientes que possam suportar milhares de usuários simultaneamente é possível graças a uma simples palavra: automação.01-1

 

Este novo cenário mostra que o ambiente In Cloud é uma tendência cada vez mais adotada e vem se tornando muito mais evidente quando comparado aos projetos legados do modelo tradicional on-premise.

02

Criados muitas vezes com base em requisitos específicos, o ambiente on-premise gera um processo manual de resposta aos ataques,consequentemente com um gasto de tempo e dinheiro muitas vezes desnecessário.03-1

Baseado nesses dados coletados por API’s, podem ser criadas ações customizadas de remediação automática, rodando a mesma aplicação e mantendo o serviço estável para os usuários.

Já na área de quarentena, podem ser analisados os problemas gerados e, em seguida, trabalhar em conjunto com o time de SecDevOps (Segurança/Desenvolvimento/Operação) para criar parâmetros de confiabilidade e constante evolução de melhorias de segurança.

Com estas dicas, os desafios enfrentados por inúmeras equipes de segurança podem ser resolvidos ao gerar aplicações In Cloud com todos os requisitos de segurança necessários.

Fernando Cardoso é Arquiteto de Soluções na Trend Micro.

Share This Post

Post Comment