O canal eletrônico pioneiro agilizou todos os processos de relacionamento com clientes, melhorou a satisfação e reduziu custos operacionais. Além disso, foi possível perceber uma redução de 10% nas reclamações, 100% resolvidas

Pioneira na utilização de portal de negócios no mercado B2B, a TM experimenta um grande crescimento da utilização do canal eletrônico pelos seus clientes. Desde 2013, quando a primeira versão do portal Negócios B2B TM foi lançado, a adesão não para de crescer e 60% dos clientes já utilizam a ferramenta, de acordo com oRelatório de Sustentabilidade referente ao ano de 2017, que acaba de ser publicado. Até o final de 2018, a empresa pretende alcançar pelo menos 65% dos clientes com o portal B2B TM.

Líder no mercado de transformação de cobre e suas ligas, a TM vem investindo de forma crescente em tecnologias para alcançar o status de Indústria 4.0, dentre elas o portal B2B TM. Segundo a consultoria Frost & Sullivan, até meados de 2020, o e-commerce B2B deve movimentar em torno de 6,7 trilhões de dólares em todo o mundo.

"Esta é uma tendência que começou a conquistar adeptos nos últimos dois anos, quando grandes empresas expandiram seus negócios para os canais digitais. A Termomecanica vem liderando esse processo há cinco anos, quando iniciou a operação do portal B2B", explica Paulo Cezar Martins Pereira, superintendente de vendas e marketing.

As empresas dos segmentos de Construção Civil, Mecânica e Metalurgia e Automobilístico estão entre os clientes que mais compram eletronicamente. Laminados, vergalhões e tubos são os três produtos mais adquiridos por esse canal.

Percentuais dos três segmentos de maior volume em venda pelo portal B2BTM


Evolução na utilização do portal B2BTM

O sucesso do portal também se dá por permitir aos clientes consultar pedidos pendentes e faturados, visualizar extrato de matéria-prima (sucata) de forma resumida ou detalhada, alterar cadastro, acessar a cotação LME (London Metal Exchange) e realizar as cotações de preços dos seus produtos em tempo real, obter certificado de qualidade dos produtos, consultar boletos e duplicatas, além de consultar números de NFs, portfólio de produtos e aspectos técnicos de materiais por códigos de produtos.O Portal de Negócios B2B TM também tem ajudado a dinamizar o atendimento, oferecendo autonomia e rápido retorno às solicitações dos clientes. Como resposta, foi possível observar uma redução de 10% no número de reclamações procedentes atendidas pelos canais de atendimento ao cliente, sendo 100% delas resolvidas.

"Desde o lançamento, a ferramenta foi aumentando a agilidade dos processos e o pronto atendimento ao cliente. Sem falar que a realização de procedimentos via canais eletrônicos ajuda não só a reduzir custos operacionais como também as possibilidades de erros", finaliza.