A Polycom, provedora de comunicações unificadas (UC) baseadas em padrões abertos, está cada vez mais empenhada em tornar a colaboração via vídeo onipresente, ampliar a sua utilização para milhões de pessoas e simplificar o processo, tornando-a uma ferramenta tão comum como o e-mail ou uma ligação via telefone celular. Neste sentido, a sua nova estratégia, está no alcance também para as pequenas e médias e o usuário final.
Em 2011, o setor de videoconferência arrecadou US$ 2,7 bilhões em todo o mundo, de acordo com o IDC. A taxa de crescimento esperada de 16% por ano até 2015 é resultado da expectativa de uma grande procura por integração via comunicação em ambiente descentralizado. “A avaliação da Polycom é que a demanda por soluções sofisticadas de videoconferências aumentará em empresas de todos os tamanhos, em função do aumento dos negócios globais, que exigem contato entre profissionais de diferentes países”, diz Pierre Rodriguez, VP para o Caribe &América Latina da Polycom.
A Polycom tem feito um trabalho consistente e de longo prazo para levar a telepresença e a comunicação via vídeo até este mercado mais pulverizado. São dois anos de investimentos em pesquisa e desenvolvimento, sendo 85% deste montante dedicado a novos softwares. A estratégia incluiu também a aquisição de companhias ao longo do ano passado, como a Accordent Technologies, que tornou a Polycom líder no crescente mercado de gerenciamento e entrega de conteúdo de vídeo com padrões abertos. Outro exemplo foi a incorporação da ViVu, uma empresa de software de colaboração em vídeo inovadora que pode ser facilmente incorporado em aplicações web, para permitir colaboração instantânea de vídeos em HD baseados na nuvem. A ViVu agilizou o uso de vídeos HD pela Polycom, acelerando a aplicação desta solução em uma ampla gama de serviços.
Como resultado de todo este esforço, a Polycom pôde fazer em outubro o maior anúncio de novos produtos de toda a sua história e algumas soluções que atende as demandas do mercado SMB. Iniciativa que impacta a indústria de colaboração via vídeo como um todo e que contribui de forma significativa para que a empresa amplie ainda mais a sua destacada liderança, que hoje já é da ordem de 32% do mercado, globalmente. “Queremos democratizar a telepresença e facilitar o acesso das nossas soluções a todas as empresas, independente de seu tamanho e da vertical em que atuam”, destaca Rodriguez.
As novas soluções de colaboração via vídeo para o mercado SMB estão baseadas na plataforma Polycom® RealPresence®, que possibilita a sua disponibilização em nuvens públicas e privadas e que permite também o acesso por parte de qualquer dispositivo móvel (tablets e smartphones). Entre os lançamentos destaca-se o Polycom® RealPresence® CloudAXIS™Suite, que permite aos clientes acrescentar facilmente qualquer pessoa do SkypeTM, Facebook, Google TalkTM e outros aplicativos de vídeo corporativos, em suas conferências de vídeo, a partir de um browser. O RealPresence® CloudAXIS™Suite é um pacote de software que estende com segurança vídeo e colaboração de conteúdo de nível empresarial fora do firewall para outras empresas (B2B) e consumidores (B2C), através de um simples browser. “O usuário conecta diferentes plataformas na solução, portanto não obriga que a comunicação seja feita exclusivamente via Polycom, o que amplia a comunicação da empresa”, destaca Rodriguez.
Para dispositivos móveis, como tablets, Ipad e Android, a Polycom também disponibilizou soluções singulares para que estes também participem de videoconferências. “Pelo fato de a comunicação via vídeo agora ser feita via navegador e softwares, o alcance da integração aumenta. E o 4G vai impulsionar ainda mais este nicho no Brasil”, diz Rodriguez.