A Etek NovaRed - joint venture formada em 2012 pela provedora líder em soluções integradas de segurança da informação na América Latina ETEK International e pela NovaRed, multinacional especializada em soluções personalizadas e de TI e internet – acaba de disponibilizar ao mercado brasileiro o Etek NovaRed Integrated Security Service (NISS), pacote de serviços gerenciados de segurança, que já vem sendo utilizado com sucesso em países como Chile, Colômbia e Argentina. A expectativa da empresa é que o novo serviço responda por 40% da receita da Etek NovaRed no país já em 2013.
Composto de monitoração, administração de dispositivo e testes de vulnerabilidade e penetração, além de consultoria especializada, o NISS fortalece a parceria formada pelas duas empresas para atuar no mercado brasileiro com uma oferta completa e diferenciada em produtos e serviços de segurança.
Dentro do pacote NISS, o cliente tem sua infraestrutura de segurança monitorada ativamente 24h por dia, 7 dias por semana. O serviço é prestado de forma remota por profissionais treinados, dedicados e certificados pela Etek NovaRed. Além do monitoramento, o fornecedor faz toda a gestão do parque de segurança, com revisão contínua da eficiência e disponibilidade dos equipamentos.
“A ideia do serviço é que o cliente possa focar seus esforços em seu core business, mas ao mesmo tempo passe a ter uma atitude pró-ativa sobre a segurança da informação corporativa com a ajuda de um parceiro especializado. Com o NISS, os administradores da rede podem ter uma visão unificada sobre todo o seu ecossistema de segurança, e não apenas de cada um dos recursos individualmente”, diz Carlos Bustos, Gerente Global de Serviços da Etek NovaRed.
Ele explica que a chegada do NISS ao Brasil foi motivada pelo amadurecimento do mercado local de soluções de segurança, e também pela alta complexidade que as empresas vêm encontrando na administração de sua infraestrutura. “O grande aumento do número de fornecedores e de tecnologias disponíveis nos últimos anos, juntamente com a escassez de mão de obra especializada, são fatores que estão levando corporações de todo mundo a terceirizarem a gestão da segurança de TI. Esse cenário não é diferente no Brasil”, afirma.
Bustos ressalta que casos recentes comprovaram os altos custos trazidos por incidentes que envolveram informações corporativas, e esse é um fator que vem favorecendo o movimento de terceirização. “Ao optar pelo NISS, o cliente não tem que se preocupar com atualização e treinamento de profissionais especializados para a gestão da segurança. Além disso, a partir do serviço, é possível atender às mais rígidas normas de governança, como Sarbanex-Oxley, no que diz respeito à segurança da informação”, diz.
Novo momento no Brasil
De acordo com Alexandre Martinez, country manager da Etek NovaRed no país, o mercado para serviços gerenciados de segurança tem um grande potencial de crescimento no Brasil. “Pesquisas recentes mostram que este segmento no Brasil movimenta cerca de US$ 300 milhões, e vem crescendo mais de 15% ao ano. Isso mostra o quanto o tema tem feito parte da agenda das empresas brasileiras de diferentes portes e indústrias”.
Martinez ressalta que o maior crescimento na procura por este tipo de serviço deve acontecer entre as empresas entre 1.000 e 5.000 funcionários. “As companhias já despertaram para a importância de ter especialistas administrando sua infraestrutura de segurança, o que permite que as equipes de TI estejam focadas em atividades mais estratégicas. Acreditamos que 2013 será o ano dos serviços gerenciados para a Etek NovaRed Brasil”, projeta o executivo.
O lançamento do novo pacote de serviços acontece em paralelo a um reposicionamento da marca Etek NovaRed, que está sendo desenvolvido com o objetivo de adequá-la ao novo momento vivido pela empresa no Brasil. “Mudamos nossa logomarca, nosso site e o ambiente do escritório, para adaptar a empresa ao momento de consolidação que estamos vivendo”, completa Alexandre Martinez.