*Por Luciane Marinho
O AMS (Application Management Services) trata-se de um serviço de suporte a sistemas que deve ser ofertado com excelência e qualidade, agregando valor de forma sustentável aos clientes.
Há algumas as diferenças entre as modalidades de manutenção: R&D (Research & Development), na qual são atendidas as correção de bugs, P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) - de negócio, abordagem legal e a evolução tecnológica dos produtos desenvolvidos e, por fim, o contrato complementar à manutenção, que trata a sustentação com nível de serviço destes produtos atendidos por AMS. Durante os atendimentos de ambas as áreas, as empresas têm certa dificuldade no entendimento destas modalidades, principalmente a área financeira.
Para evitar equívocos na contratação de demandas desnecessárias e evoluir o a gestão de desenvolvimento do AMS nas empresas, o foco deve ser totalmente voltado às necessidades do cliente. O objetivo dessa é agregar valor aos serviços das empresas por meio de visitas periódicas. Com isso, é possível visualizar reais necessidades e levar com rapidez a solução esperada.
Um bom exemplo da parceria exercida é a utilização do saldo contratado do banco de horas com eventuais alocações para acompanhamento, fechamentos ou apoio aos usuários, treinamentos pontuais e atualizações técnicas dos produtos fiscais, gerando benefícios ao cliente sem que sejam necessários custos adicionais.
Através destas ações é possível aumentar a visibilidade dos serviços de AMS, entregando ao cliente ferramentas que a focar em seus negócios, ganhando produtividade, reduzindo custo de operação e melhorando os processos da organização.
Cada empresa é única. Algumas, por exemplo, utilizam ferramentas e recursos internos de TI, exigindo AMS apenas para pequenos suportes ou serviços adicionais. Porém, por menor que seja o processo, há uma ampla variedade de serviços, processos e metodologias para a manutenção, melhoria continua e gerenciamento das aplicações.
Em tempos difíceis na economia brasileira e o alto volume de alterações e exigências legais do Fisco, muito se fala em redução de custos na área de TI. Há um grande desafio das empresas para otimizar seus recursos com cortes de investimentos e prazos apertados das entregas de suas obrigações fiscais. A melhor estratégia é ter especialistas em gerenciamento de aplicações, que visam melhorar o desempenho do produto e obter melhores resultados de performance, agregando valor ao negócio.
* Luciane Marinho é gerente de consultoria AMS da Sonda IT, maior integradora latino-americana de soluções de Tecnologia da Informação