A Indra, empresa de consultoria e tecnologia da Europa e América Latina, apresenta no Brasil a nova versão da AMARA, uma plataforma modular de e-Government que dá suporte às atividades das Administrações Públicas e permite ao cidadão uma relação com a administração mais ágil, próxima, simples e transparente.
A plataforma AMARA contempla a prestação de serviços online como um modelo que cobre o fluxo da administração eletrônica em sua totalidade, mantendo os critérios de segurança jurídica e melhorando a qualidade de serviço. O sistema permite a colaboração entre diferentes entidades públicas, estabelecendo fluxos de trabalho que agilizam os processos, o que se traduz em um maior número de serviços com qualidade aos cidadãos.
A solução integra administrações, setor privado e associativo para que a prestação de serviços públicos seja completa, eficiente e de maior qualidade. Transforma os escritórios tradicionais em escritórios sem papéis; trâmites em papel em eletrônicos e comunicações internas com outros escritórios e com organismos públicos em processos mais seguros e transparentes.
A multinacional apresentará a plataforma e as funcionalidades incorporadas na nova versão em um road show pelas capitais Goiânia (26/11), Brasília (27/11) e Recife (28/11).
Versão 3.0
A AMARA 3.0 preserva as características da versão anterior como uma plataforma flexível, que contempla a situação atual do órgão governamental, sua problemática, seu amadurecimento e sua capacidade para abordar a e-administração, permitindo a integração de forma não intrusiva com os sistemas existentes.
A nova versão da solução apresenta dois novos módulos. O AMARA Citas faz a gestão integral multicanal de agendamentos de horários para atendimento junto aos órgãos públicos. Já o AMARA eScribe, trata-se de um sistema corporativo de geração de documentos modelos ou templates.
Além dessas novas funcionalidades, a solução é composta por outros oito módulos que dão suporte ao órgão público gerenciar com mais eficiência o atendimento ao cidadão e o fluxo interno de informações com segurança, conforme segue o descritivo abaixo:
AMARA Atiende - permite ao cidadão o acesso às solicitações e processos em andamento e requerer informações sobre o andamento de um determinado processo.
AMARA Captura – funciona como uma ferramenta inteligente de classificação, separação, extração e exportação de dados, que permite agilizar a transformar documentos de papel em documentos digitais;
AMARA Registra – sistema único de registro de documentos de entrada e saída;
AMARA Trâmite – responsável pelo controle e gestão do fluxo da tramitação de expedientes administrativos;
Amara PFirma –serviço de assinatura digital dos documentos associados a um procedimento;
AMARA Notifica – responsável pelo serviço e seguimento das notificações que os procedimentos requerem;
AMARA Archiva – gerencia o ciclo de vida de toda a documentação, armazenamento e custódia, administração e utilização de documentos;
AMARA Netplus – responsável por pagamentos que inclui um procedimento administrativo;
Adicionalmente a esses componentes, a AMARA dispõe de uma metodologia própria para abordar projetos de e-Government, o AMARA Método. A partir dela é possível obter economias em escalas, permitindo ao cliente conseguir o máximo rendimento de seus investimentos.