Trabalho móvel impulsiona demanda pela virtualização de desktops

Pesquisa encomendada pela Citrix aponta demanda pela virtualização de desktops impulsionada pelo crescimento do modelo de trabalho móvel. 55% das empresas pesquisadas esperam implementar, pela primeira vez, a tecnologia até 2013, com 86% das companhias citando a segurança como um dos pontos básicos.

Segundo a empresa de soluções para computação virtual, os fatores principais que impulsionam o crescimento foram o acesso seguro para dispositivos móveis e aparelhos do próprio usuário, aumento de aplicativos e segurança de dados, agilidade de negócio e  gestão de risco simplificado. “A virtualização de desktops apresenta um sistema de governança de informações em termos de infraestrutura para aprimorar o gestão de riscos nas áreas de segurança de informações e conformidade”, disse Kurt Roemer, estrategista de segurança da Citrix.

Outros interesses identificados pelos gestores de TI incluem a provisão imediata e reprovisionamento de aplicativos e acesso a desktops, em 60%, o isolamento imediato de uma aplicação comprometida, em 54%, e a capacidade de apagar remotamente dados de dispositivos móveis e PC, em 32%. Dos executivos de TI que pretendem implementar a virtualização de desktops até o final de 2013, 95% acreditam que a tecnologia é um meio de proteger informações e que oferece aos funcionários acesso às informações que precisam. 97% dizem que a virtualização de desktops deve auxiliar empresas a reagirem contra ameaças de segurança novas e existentes.

Cenário brasileiro

Os benefícios relacionados com a segurança garantida pela virtualização de desktops são cada vez mais reconhecidos, apreciados e desejados pela maioria das organizações no Brasil. 48% dos entrevistados entendem que a virtualização provê acesso seguro a partir de dispositivos móveis dos usuários; 58% reconhecem segurança e 52% acreditam no gerenciamento de risco.

Dos gestores de TI que informaram que terão seus desktops virtualizados até 2013, 100% dos entrevistados acreditam na eficácia da proteção de informações, mesmo fornecendo aos colaboradores acesso irrestrito às informações que necessitam. Conforme a pesquisa, 76% confiam na virtualização como fator de redução de custos em TI e/ou nos negócios; 60% enxergam maior flexibilidade de trabalho para os colaboradores; e 39% reconhecem o suporte melhorado para força de trabalho móvel.

Benefícios para dispositivos

Em relação aos dispositivos, 74% dos executivos de pretendem adotar a virtualização de desktop para atualizar instantaneamente a rede de PCs e dispositivos; e 66% citam que a entrega segura de aplicações e dados com capacidade crítica de segurança levaram à decisão de implementar a virtualização de desktop. Requisitos de conformidade também são um fator chave para a adoção, com 61% citando a gerenciamento de acesso, e 53% o monitoramento de atividades, como registros e relatórios, como uma capacidade importante entregue pela virtualização de desktops.

“Com a evolução da virtualização de desktops e a implementação dessa tecnologia por empresas do mundo inteiro, existe um reconhecimento cada vez maior dos benefícios dessa tecnologia para a segurança de informações", afirmou Roemer. “Hoje, a virtualização de desktops é considerada um investimento estratégico e uma peça chave da infraestrutura de informática de qualquer empresa”.

Share This Post

Post Comment