Plataforma para virtualização corporativa

A Red Hat, fornecedora mundial de soluções para código aberto, anunciou os aperfeiçoamentos na plataforma de virtualização corporativa com a disponibilidade no mundo todo do Red Hat Enterprise Virtualization 3.1. A versão 3.1 do RHEV é um passo à frente com novos e consistentes recursos que aprimoram a escalabilidade, a administração de usuários e a interface de gerenciamento, redes, armazenamento e a funcionalidade do desktop virtual. Com essa versão, a Red Hat traz também maior flexibilidade a seu Enterprise Virtualization aliada a seu portfólio completo, incluindo as plataformas de Armazenamento e o Enterprise Linux.

O Red Hat Enterprise Virtualization é a única infraestrutura de virtualização de ponta a ponta para ambientes críticos, concebido para o nível corporativo que está já disponível. A versão 3.0 do RHEV, que estreou em janeiro de 2012, representou um marco significativo no mercado, oferecendo recursos, desempenho, escalabilidade e redução de custos para as empresas.

O Red Hat Enterprise Virtualization 3.1 incorpora diversos e importantes recursos. A plataforma principal da versão 3.1 permite maior escalabilidade das máquinas virtuais, oferecendo suporte para até 160 CPUs lógicas e até 2 terabytes de memória por máquina virtual, e atualiza o hipervisor KVM para suportar os mais recentes processadores x86 do mercado. O Red Hat Enterprise Virtualization compartilha a mesma tecnologia de hipervisor KVM de base e mantém compatibilidade ABI comum, permitindo otimizar a flexibilidade ao combinar as duas plataformas a partir de um único fornecedor.

O Red Hat Enterprise Virtualization 3.1 inclui também uma interface com o usuário atualizada, um portal aperfeiçoado de administração web multiplataforma, um painel de relatórios atualizado, novos recursos de redes e um melhor armazenamento em disco. A incorporação de uma prévia tecnológica, da migração, em tempo real do armazenamento traz flexibilidade para migrar arquivos de máquinas virtuais entre domínios de armazenamento sem precisar desligar a máquina virtual. O portal do usuário foi aperfeiçoado com a funcionalidade de cota de recursos, permitindo o self-service para teste, desenvolvimento e outras aplicações da nuvem privada.  A versão também traz novos aperfeiçoamentos para a capacidade VDI da plataforma, incluindo uma nova política de início automático do desktop virtual, melhoramentos para a WAN e um melhor cliente para desktop virtual.

Com a versão 3.1 o Red Hat Enterprise Virtualization amplia também seus recursos de localização, com suporte para inglês, francês, espanhol, chinês simplificado e japonês, possibilitando que a plataforma seja usada de forma ainda mais ampla em todo o mundo.

A Integração com o armazenamento da Red Hat

Uma novidade fundamental no Red Hat Enterprise Virtualization 3.1 é a integração com o Armazenamento Red Hat, um software de código aberto de armazenamento com escalabilidade horizontal para gerenciamento de dados – bloco, arquivo e objeto, estruturados e não estruturados. Com base na tecnologia GlusterFS que a Red Hat recebeu quando de sua aquisição da Gluster, Inc. em outubro de 2011, o Red Hat Storage Server 2.0 foi disponibilizado mundialmente em junho de 2012, oferecendo aos clientes corporativos um software aberto de armazenamento com escalabilidade horizontal.

O Red Hat Enterprise Virtualization 3.0 ofereceu a capacidade de acessar armazenamento e imagens de forma virtual em iSCSI, Fibre-Channel NFS ou local. Com o Red Hat Enterprise Virtualization 3.1 a versatilidade da plataforma se expandiu com a possibilidade de acessar o armazenamento seguro e compartilhado gerenciado pelo armazenamento da Red Hat. Além de fornecer os alicerces para nuvens híbridas abertas, a integração também oferece às empresas a redução do custo operacional, maior portabilidade, opção de escolha em infraestrutura, flexibilidade, escalabilidade, disponibilidade e a energia da inovação conduzida pela comunidade com as contribuições dos projetos de código aberto oVirt e Gluster. A combinação dessas plataformas é o primeiro passo em direção à visão da Red Hat que alia um Armazenamento integrado e convergente ao nó do Enterprise Virtualization que atende a recursos computacionais e de armazenamento.

Segundo Paul Cormier, presidente para Produto e Tecnologias da Red Hat, “O Red Hat Enterprise Virtualization é uma plataforma decisiva no portfólio da Red que permite às empresas aproveitarem o potencial do modelo de desenvolvimento em código aberto impulsionando a inovação. A versão 3.1 é um marco importante para o produto, pois ele oferece Recursos e integrações fundamentais que nossos clientes estão buscando. A integração do produto com o Armazenamento da Red Hat, por exemplo, traz às empresas recursos de armazenamento virtual que não estão disponíveis atualmente em soluções tradicionais de virtualização.”

 


Share This Post

Post Comment