Case Exclusivo: Red Hat e Redix fornecem soluções à FIESC

A Red Hat, fornecedora de soluções de código aberto, e  a Redix, especialista em soluções de infraestrutura de TI, firmam mais uma importante parceria, agora suas soluções são utilizadas pelo Sistema FIESC (Federação das Indústrias de Santa Catarina). Após seis meses de negociação Red Hat e Redix vencem a concorrência e firmam acordo de projeto para atender às necessidades do Sistema FIESC, que efetivamente teve o acordo fechado em novembro de 2011.

O cenário do Sistema FIESC, no momento em que as operações iniciaram, demonstrava uma necessidade de padronização e do uso de open source, maior suporte técnico e apresentava problemas de desempenho das soluções utilizadas.  “A proposta de uso dos produtos Red Hat foi ao encontro de suas expectativas de melhoria” comenta Giovanni Moser Frainer, Diretor Comercial da Redix. A Redix foi o canal representante da Red Hat e tem executado todo o processo de implementação das soluções. O projeto desenhado pela Red Hat e Redix propôs uma estrutura mais compacta e eficiente, serviços críticos em funcionamento com alta disponibilidade e desempenho e equipe de suporte.

Composta por mais de 130 sindicatos filiados, a FIESC realiza as ações de representação institucional e apoio ao desenvolvimento da indústria, nas áreas serviços de pesquisas e prospecção, comércio exterior, acompanhamento legislativo e acompanhamento do desenvolvimento da infraestrutura. O Centro das Indústrias de Santa Catarina (CIESC) congrega as indústrias, prestando serviços. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/SC) atua nas áreas de educação e tecnologia (serviços técnicos e tecnológicos). O Serviço Social da Indústria (SESI/SC) realiza suas atividades nas áreas de educação, saúde e lazer, promovendo a qualidade de vida do trabalhador. O Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC) atua nas áreas de fomento à inovação e interação universidade-indústria.

“O desafio era realizar um projeto que viesse atender a demanda desse cliente, já que toda infraestrutura de servidores havia crescido desordenamente. Havia problemas decorrentes desse crescimento, problemas com suporte, não havia integração e era preciso trazer  uma solução que atendesse a proposta de integração dos sistemas. O projeto baseado em soluções de código aberto permitiram uma homogeneidade e um simplificação que a plataforma da  Red Hat atendeu excepcionalmente”, complementa Frainer.

A Redix, parceira da Red Hat e integrante do programa Advanced Partner – com sede em Santa Catarina –, possui uma equipe altamente especializada com quatro engenheiros certificados pela própria Red Hat. Esta união permitiu que fossem implantadas no Sistema FIESC as soluções Red Hat Directory Server (RHDS), integrando os diversos serviços de diretórios, além de padronização dos servidores com o Red Hat Enterprise Linux (RHEL). O ambiente RHDS é o responsável pela autenticação de mais de 10.000 usuários no Sistema FIESC, além de diversos outros serviços de catálogo de endereços e autenticação centralizada dos servidores. “Ter a Redix como parceira foi de extrema importância para a Red Hat, pois, por meio do ótimo relacionamento que possui no cliente, conseguiu levantar esta oportunidade de negócio e posicionar a solução da Red Hat dentro do cliente”, comenta Rafael Clal, gerente de contas da Red Hat.

As soluções utilizadas neste projeto trouxeram diversos benefícios ao Sistema FIESC como segurança reforçada, utilização de SELinux (tecnologia do Red Hat Enterprise Linux com alto nível de segurança para o sistema operacional) em todo o ambiente, suporte do fornecedor, infraestrutura simplificada, pois com o RHEL foi possível diminuir a quantidade de servidores físicos de forma segura, e ainda proporcionou um gerenciamento centralizado das autenticações da instituição.

Alguns resultados como mais estabilidade nos sistemas, excelência no desempenho, ganho de desempenho, redução no número de problemas e incidentes, diminuição no tempo de processos que conta agora com um melhor planejamento, entrega mais rápida e eficientes dos serviços, além do aumento na satisfação dos seus clientes já foram observados pelo Sistema FIESC. “A Red Hat foi uma empresa flexível desde o início das operações, nos apresentou uma condição especial de proposta e conseguimos manter um canal sempre aberto com eles”, Sandro Demetrio coordenador da área de infraestrutura de Tecnologia da Informação e da Comunicação do Sistema FIESC.

O Sistema FIESC é composto por cinco entidades que atuam de maneira coordenada e articulada em todo o Estado, dando suporte ao desenvolvimento da indústria catarinense. Sua atuação está embasada nas diretrizes estratégicas da representação institucional, educação e cidadania, saúde e qualidade de vida, tecnologia e inovação, gestão e desenvolvimento industrial e meio ambiente.

Para Rafael Clal
 Account Manager
Red Hat Brasil, o projeto desenvolvido com soluções de código aberto trouxeram uma nova perspectiva para a a infraestrturura do cliente. “Hoje várias operações de missão crítica já são atendidas com soluções de código aberto, nas  mais diversas área da economia como Bancos e Operadoras de Câmbio e as maiores operadoras de Telecom do país.  As soluções já ganharam a confiança dos usuários. Com certeza esta experiência tem sido cada vez mais percebida pela segurança que as soluções proporcionam, além de agregar muito a  relação custo/ benefício para os clientes”, reforça o executivo da Red Hat.

Conforme salienta Frainer da Redix, “Atualmente  o número de clientes de médio e grande porte de diversos segmentos da área  pública e privada tem optado pelas soluções de código aberto e tem auxiliado muitos gestores de TI a garantir a modernização, expansão e disponibilidade nos seus projetos”, conclui.

 

O projeto executado junto a Fiesc já faz parte do portfólio da Redix que pretende em 2013 ampliar ainda mais as oportunidades de negócio no Sul do país.

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