Cresce mercado mundial de armazenamento em disco diz Gartner

A receita mundial dos fornecedor de armazenamento em disco totalizou US $ 5,3 bilhões no terceiro trimestre de 2012, com aumento de 3,6 % sendo que a receita foi de US $ 5,1 bilhões no mesmo período de 2011, segundo o Gartner. O terceiro trimestre de 2012 foi o 12 º trimestre consecutivo que apresentou um crescimento da receita.

"Refletindo a macro economia fraca global, o crescimento da receita no terceiro trimestre de 2012 foi a menor taxa de crescimento anual nos últimos sete quadrimestres, com uma queda de 3,1 % e 4,4 %, respectivamente, a partir do segundo trimestre de 2012 ", disse Roger Cox, vice-presidente de pesquisa do Gartner.

Apesar de não ser tão robusto como no passado, o network-attached  do segemtno de storage (NAS) cresceu 10,9 %. O segmento de bloco de acesso composta de rede de área de armazenamento (SAN) e armazenamento de conexão direta (DAS) aumentou apenas 1,6 % no terceiro trimestre de 2012. O bloco de acesso segmento de mercado SAN / DAS representou 76,2 % do total do mercado de armazenamento em disco BCE, no terceiro trimestre de 2012. O segmento de NAS ganhou 1,5 pontos de quota de representar 23,1 por cento do total do mercado de armazenamento em disco BCE no terceiro trimestre de 2012.

Quatro fornecedores: Hitachi / Hitachi Data Systems, Fujitsu, EMC e NetApp – superaram-se no mercado no terceiro trimestre de 2012. A oferta Hitachi / Hitachi Data Systems VSP para high-end apresentou uma resistência particular, enquanto suas plataformas de médio porte atingiram um crescimento ano-a-ano positivo pela primeira vez em 2012.  A Fujitsu continuou a enfatizar o seu high-end e de médio porte com  as plataformas de armazenamento Eternus da marca, ganhando participação na Europa, bem como no Japão. Mesmo em um mercado para baixo, a EMC  no campo de BCE ampliou o portfólio de armazenamento em disco o que permitiu a companhia  ter um  ganho de quota de mercado melhor o ano-sobre-ano. Recuperando-se de um fraco desempenho no segundo trimestre de 2012, a NetApp também mostrou sinais de recuperação na  sua posição como força de mercado com seu Data ONTAP Cluster-Mode e  nas ofertas FlexPod.

Share This Post

Post Comment