Quatro mudanças podem redefinir o papel do CIO

De acordo com a pesquisa, "Next Generation CIO",  realizado entre  2007 e  2011 pela Universidade Alemã Ingolstadt University of Applied Sciences a pedido da Lodestone Management Consultants, a necessidade de redefinição do papel dos CIOs será provocada por quatro mudanças: a evolução do ERP para GRP; a tradicional cadeia de valor passa a rede de valor e integra todos os stakeholders de um negócio; o gerenciamento passa de prioridade de projeto para gerenciamento de portfolios que integram novas tendências de Tecnologia de Informação (TI); e a TI deixa de ser secundário e torna-se processo primário, já que a dependência de tecnologia crescerá de 59% para 88% até 2015.

Para os sócios da Lodestone Management Consultants Brasil, Frank Dorr e Cláudio Elsas, o grande desafio será a integração segura da inovação, na maioria das vezes proveniente de tecnologias de Internet, aplicações e devices das atuais estruturas client-server (cliente-servidor). "O CIO do futuro precisa alinhar arquiteturas flexíveis, plataformas diferentes, redes orientadas a serviços e estruturas de processos colaborativas em escala global", acreditam os sócios.  Para Dorr, o Chief Integration Office adicionará valor para disponibilizar suporte de decisões ao CEO e deixá-lo perceber TI como ativo que permite inovação e ajuda a seguir o caminho das transformações de negócios de sucesso. "O CIO Brasileiro absorverá rapidamente esta tendência", afirma Elsas. "A Economia Brasileira está vivendo um momento muito forte e vai atrair cada dia mais multinacionais. Considerando isso, podemos prever uma crescente necessidade de adaptação para implementar TI e integrações em paralelo. O Chief Integration Office pode ajudar a fazer com que isso não se transforme em um dilema".

As quatro mudanças que redefinem papel do CIO:

De acordo com o estudo "Next Generation CIO",  as quatro mudanças que trarão uma nova geração de CIOs são:

1)     Evolução do ERP para o GRP – substituição do software de gestão regional um Global Resource Planning  (Planejamento Global de Recursos)

Atualmente, a maioria dos projetos de TI consiste na consolidação dos cenários do sistema de gestão integrado (ERP). Por causa dos modelos de negócios que estão construídos em escala global, esta tendência continuará a crescer. Atualmente, 50% das multinacionais utilizam menos do que cinco ERPs. Num futuro próximo, este número passará para 75%.  Do médio para o longo prazo, a tendência é caminhar em direção ao sistema de GRP, Global Resource Planning, ou seja para integração e harmonização dos sistemas de gestão, reduzindo a complexidade do gerenciamento de TI e custos de operação. As consequências para o profissional são: CIOs precisarão lidar  de maneira crescente com a integração de processos associados entre diferentes regiões, divisões e fronteiras. Além disso, precisarão padronizar funções dos negócios - no gerenciamento dos setores financeiro, cobrança e recursos humanos - e no futuro combiná-los cada vez mais com centros de serviços internacionais ou os chamados centros de serviços colaborativos. Estes serão padrões espalhados pelo grupo e isso em geral aumentará eficiência e levará à redução de custos.

 

2)     Do EVC (Enterprise Value Chain) para o NVC (Network Value Chain) – a network torna-se responsável pela contribuição de valor de TI - Valor no futuro será criado da associação de clientes, parceiros e fornecedores. As empresas irão, no entanto, ter que envolvê-los cada vez mais no coração dos processos de negócios. Como resultado, uma cadeia de valor anterior (Enterprise Value Chain) progredirá para redes de cadeias de valor (Network Value Chain). Para poder manter e, em um segundo momento, aumentar a qualidade dos produtos, serviços e processos, a área de TI precisará atender às demandas mais altas de processos e tecnologia de integração. Os CIOs precisarão lidar mais com as diversas aplicações e infraestruturas externas.

 

3)     Do um projeto para um portfolio - a análise e gerenciamento do que foi planejado, grandes grupos de portfolios de TI ao invés de priorização de projetos

Na Network Age, cerca de 50 novas tecnologias e tendências devem surgir. A era da da grandes corporações que padronizam clientes (Client-Server) acabou. As crescentes novidades tecnológicas requerem gerenciamento de portfolio para poder avaliar benefícios econômicos e os riscos de implementação das inovações. Os CIOs precisarão ter habilidades para iniciar e implementar esses projetos que oferecerão suporte estratégico e contribuirão para o sucesso da empresa.

 

4)     Do "secundário" ao "primário" – contribuição de valores levará TI da função de suporte para o core dos negócios

No futuro todos os processos core na cadeia de valor serão em grande parte dependentes de TI. O grau de penetração aumentará e, então, TI não mais será meramente uma função para suporte, mas passará a ser parte dos processos que estão no coração da corporação. O CIO portanto não será mais um "centro de custos" , mas terá que prover evidências para contribuições de valor para que os investimentos alcancem o correspondente retorno de investimento (ROI). Consequentemente o desenvolvimento está mapeado: os CIOs precisam se reportar diretamente aos CEOs. Este é o único caminho, direcionar-se para inovações que criem valor  e apresentá-las proativamente.

Share This Post

Post Comment