Gestão documental de hospitais: como garantir mais segurança e economia

Gestão documental de hospitais: como garantir mais segurança e economia

Organizar e proteger documentos hospitalares seguindo as diretrizes da LGPD é um grande desafio para a gestão de hospitais. Saiba como a gestão documental pode te ajudar nesse processo:

A gestão documental é fundamental para que todas as organizações otimizem e garantam mais economia de dinheiro e tempo para seus processos. Nos hospitais isso não é diferente, ainda mais depois da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) ter entrado em vigor.

Isso porque, a LGPD define que a gestão hospitalar implemente processos e controles mais seguros para reduzir os riscos de vazamentos e perdas de informações de pacientes.

Apesar de se tratar de algo fundamental para se adequar à lei, diversos gestores da área hospitalar ainda possuem dúvidas de como isso pode ser feito da melhor maneira para garantir não só a segurança das informações de pacientes, como também mais economia para a organização.

Vamos mostrar como a gestão documental pode ser uma excelente aliada para proporcionar todos esses benefícios e ainda facilitar o processo de adequação à LGPD para hospitais:

1 – Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED)

A tecnologia é capaz de mudar a rotina de empresas através de ferramentas mais práticas e inteligentes. Com um GED isso não é diferente.

Com esse software a gestão documental ganha um sentido mais amplo, garantindo pleno acesso a documentos e informações necessárias para facilitar a tomada de decisões.

Outra vantagem do GED é que através da digitalização de documentos é possível obter informações de forma mais rápida, além de fazer cópias de segurança para não perder dados de pacientes, como também reduzir gastos com papéis e impressão.

Veja só outras vantagens e benefícios que esse software pode garantir para a gestão documental de hospitais:

2 – Prontuários médicos eletrônico em segurança

Por meio do prontuário médico é possível saber diversas informações sobre um paciente que vão desde suas alergias até os cuidados médicos que foram prestados ao longo dos anos.

Esse documento é essencial para auxiliar na tomada de decisão da equipe médica do hospital, favorecendo o bom atendimento desses profissionais e o bem-estar dos pacientes.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), esses documentos quando em papel devem ser preservados por no mínimo 20 anos, já no formato eletrônico, os prontuários necessitam de guarda permanente.

Para que esse processo dentro da gestão documental de hospitais aconteça da forma correta, a digitalização de documentos torna-se o primeiro passo para trazer agilidade e segurança no tratamento de prontuários médicos.

3 – Dados protegidos por criptografia

Seguir as diretrizes da LGPD é fundamental para proteger as informações de pacientes e evitar as sanções previstas na lei.

Para que isso aconteça sem surpresas na gestão documental de hospitais é importante que todas as informações sejam protegidas por meio da criptografia de dados.

Essa tecnologia possibilita a proteção de informações para que elas não sejam acessadas por pessoas não autorizadas e até hackers.

A criptografia também impossibilita que dados sejam interpretados em caso de vazamentos, protegendo ainda mais as informações de pacientes e do próprio hospital.

4 – Acesso rápido à informação

A digitalização de documentos tem sido uma grande aliada na gestão documental de hospitais para tornar o acesso à informação cada vez mais prático e ágil.

Essa ferramenta permite que documentos fiquem organizados de forma coerente com as atividades hospitalares, garantindo o acesso rápido a prontuários médicos antigos, informações de equipes médicas e resultados de exames.

Outra vantagem da digitalização é a possibilidade de guardar informações no meio digital, evitando que documentos sejam deteriorados em locais sem as condições necessárias para preservá-los.

5 – A solução que faltava para a gestão documental de hospitais

Fazer uma gestão documental que garanta a segurança, organização e acessibilidade de documentos hospitalares, seguindo as diretrizes da LGPD, tem sido um dos grandes desafios para a gestão de hospitais.

Na Soluarq você encontra soluções integradas para otimizar seus processos, gerando economia, aumentando a proteção de documentos e garantindo acessibilidade às informações.

Entre em contato cs especialistas da Soluarq e saiba como podemos melhorar a gestão documental do seu hospital.

Publicado originalmente em Soluarq

 

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