Cliente que também enfrentava transtornos com espaço de armazenamento e custos, encontra solução com o IBM Optim Test Data Management

Para garantir um processo consistente de desenvolvimento e testes de software em ambientes de desenvolvimento, qualidade e homologação nas empresas, assim como no banco em questão, é necessário que exista uma base de dados qualificada e integra, o que na maioria dos casos exige que essa massa de dados seja obtida a partir dos ambientes de produção. Sendo assim, dados cadastrais, como dados pessoais de clientes e dados sigilosos da empresa ficam expostos e sendo visualizados por pessoas não autorizadas.

Além desse problema de exposição de dados reais e a questão da privacidade de seus clientes,  ainda há a questão de dimensionamento para espaço de armazenamento. Quando se obtém os dados a partir do ambiente produtivo, o uso da cópia dos ambientes de produção para criação dos ambientes de desenvolvimento e testes faz com que os requisitos de espaço para armazenamento dos dados sejam equivalentes ao do ambiente de produção, que por natureza possuem grandes volumes de dados.

Para ser possível reduzir os requisitos e custos com o armazenamento dos dados nos ambientes de testes e desenvolvimento, é necessário que se obtenha um conjunto reduzido do volume total de dados, respeitando todos seus vínculos e co-relações existentes, assegurando que essa amostragem de dados seja íntegra e consistente do ponto de vista de negócio.

Por meio da solução IBM Optim Test Data Management, foi possível criar políticas de movimentação de dados usando os ambientes de produção como origem para criação dos ambientes de desenvolvimento e testes com conjunto de dados reduzido, integro e consistente com as regras de negócio. Além desses fatores, foi possível assegurar que todos os dados sigilosos fossem mantidos privados usando técnicas de mascaramento e sobreposição que mantém a natureza e as características dos dados, mas descaracterizando o seu sentido ou valor real de maneira que suas equipes de desenvolvimento e testes possam manipular e interagir sem qualquer risco e em acordo com as normativas de controladoria e segurança da informação de toda empresa do segmento bancário.

Como resultado, o projeto atuou, ao todo, em 15 instâncias contempladas por 157 bancos de dados em três tecnologias distintas: Sybase ASE, Microsoft SQL Server e Oracle. Além de centenas de aplicações internas e de terceiros envolvidos, vários desenvolvedores, analistas, gerentes de projetos e terceiros envolvidos e 1.308 tabelas, sendo 3.790 campos mascarados.

Conheça melhor cada ferramenta que compõe o InfoSphere Optim:

InfoSphere Optim Test Data Management: a ferramenta que foi utilizada no case, possibilita a criação de databases de testes mais realistas e com tamanho ideal para executar os testes em aplicações. Permite, também, a edição de dados para reforçar a ocorrência de erros e condições de retorno, comparar os dados de baseline com os dados resultantes de testes massivos para identificar erros de aplicação que poderiam passar despercebidos.

A ferramenta extrai, copia e transfere um conjunto de dados de várias tabelas de origem para as correspondentes tabelas destino, mantendo os dados com suas referências íntegras. Disponibilizando um relatório abrangente e completo que permite:

  • Analisar os dados utilizados nos testes de uma aplicação, comparando o resultado anterior e posterior a sua execução;
  • Identificar diferenças e semelhanças entre databases;
  • Comparar os dados arquivados com os atuais.

DBMS suportados: DB2 LUW, Oracle, Informix, SQL Server e Sybase ASE. A IBM também disponibiliza o InfoSphere Optim Test Data Management Solutions para DB2 z/OS.

 

InfoSphere Optim Data Masking: oferece técnicas de transformação e criptografia de dados para proteger informações corporativas confidenciais de forma eficaz por meio de aplicações, relatórios e banco de dados. Visando garantir a privacidade de dados sensíveis em tabelas de bancos de dados relacionais, mantendo sua integridade referencial.

Possibilita que eles sejam mascarados sobre demanda, a qualquer momento. Por exemplo:

 

  • Mascarar dados em databases, datawarehouses e ambientes de grande porte;
  • Mascarar dados em produção ou em desenvolvimento;
  • Mascarar dados sobre demanda em aplicações ou relatórios para suporte em tempo real;
  • Mascarar dados sobre demanda 'in cloud';
  • Mascarar dados em ferramentas de transferência como ETL ou utilitários de carga.
  • Os dados arquivados especificando critérios para restringir a pesquisa e disponibiliza função para restaurar os dados arquivados.

 

Suporta os principais bancos de dados (DB2, Informix, Oracle, Sybase, SQL Server, XML, Teradata Netezza) nas principais plataformas (Windows, Unix/Linux, z/OS). Pacotes customizados e pré-definidos para uso com aplicações de mercado (Oracle E-Business Suite, PeopleSoft Enterprise, Siebel, JD Edwards EnterpriseOne, SAP. AmdocsCRM).

Há 17 anos no mercado, a Horus é uma empresa de renome nacional em assessoria, suporte e consultoria técnica especializada na prestação de serviços para tecnologias de banco de dados, gestão de processos-conteúdos e business inteligence. Os profissionais que compõem a equipe são especializados e certificados nas principais tecnologias e dentre outras atividades se destaca na mitigação de impacto de migrações usando de ferramentas especializadas de reprodução de carga de trabalho usando tecnologia Exact/iReplay trazendo uma redução considerável no esforço de homologação destes novos ambientes. Soluções estas, implementadas e aprovadas por grandes empresas do setor.

Para mais informações acesse www.horusinfo.com.br ou entre em contato pelo telefone (41) 3312-0200.