everis e NTT Data anunciam nova solução com tecnologia Big Data para unidades de terapia intensiva

A everis, consultoria multinacional especializada em negócios e tecnologia, e a  NTT Data dão início a uma parceria com o EcossistemaMidiaticoServiço de Saúde da Andaluzia e com o Hospital Universitário Virgen del Rocio, na Espanha, para a criação de uma nova solução tecnológica, denominada ehCOS SmartICU. Em fase de testes a partir deste mês, a nova plataforma foi projetada para melhorar o processo de atendimento nas unidades de terapia intensiva (UTIs).

Análise de dados em tempo real para melhorar a definição de prioridades nas UTIs. Para o desenvolvimento desta solução, foram utilizadas a plataforma tecnológica de saúde da everis (ehCOS) e a solução de Big Data Analytics da NTT Data, que permite, visualizar em tempo real os dados vitais do paciente tais como: frequência cardíaca, pressão arterial, nível de oxigênio no sangue, dados de histórico médico, dentre outros benefícios, além de descobrir as relações entre dados e possíveis tratamentos a aplicar, a fim de ajudar os profissionais de saúde na tomada de decisões clínicas, reduzir a mortalidade dos pacientes e as taxas de eventos adversos evitáveis.

“Assim que os resultados do projeto piloto se apresentarem satisfatórios pretendemos expandir a oferta para hospitais do mundo todo. No Brasil, vemos um cenário muito promissor para este tipo de solução. Com o envelhecimento da população e o significativo aumento de internações de pacientes com várias comorbidades - insuficiência cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica, diabetes etc., os hospitais têm diante de si o desafio de lidar com internações de longo prazo e, consequentemente, risco de aumento de incidências de infecções hospitalares e aumento das taxas de mortalidade”, comenta Alexandre Grandi, executivo da everis que lidera o atendimento ao setor de saúde no Brasil.

Para o executivo, o "ehCOS SmartICU fornecerá aos profissionais de saúde uma ferramenta avançada de análise de dados capaz de prever ou gerar alertas relevantes sobre cada paciente integrando com o seu histórico clínico e oferecendo melhorias nos protocolos de tratamento para maximizar os resultados de saúde”, acrescenta Grandi.

Cientistas de dados da NTT DATA estão juntos com profissionais de saúde no desenvolvimento de uma ferramenta que mostra os dados vitais do paciente em tempo real em um painel de controle único e a relação existente de dados e possíveis tratamentos a serem adotados. Ao utilizar técnicas de aprendizagem automática, a plataforma é capaz de extrair o conhecimento necessário para projetar e prever cenários para melhorar de maneira significativa a qualidade da atenção e otimizar os recursos destas unidades hospitalares.

Na opinião de Motohisa Tomura, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da NTT DATA Corporation, "um grande desafio enfrentado por seus clientes é conduzir seus negócios, explorando o potencial de Big Data. Acreditamos que este também é o caso de UTIs e, nesse sentido, a nossa experiência de 20 anos na análise avançada de dados e o desenvolvimento de soluções Big Data Analytics será de grande ajuda. Nossas soluções são capazes de processar grandes quantidades de dados biomédicos em tempo real, utilizando técnicas analíticas sofisticadas como aprendizado automático e análise estatística. A combinação dessas soluções com a capacidade tecnológica do ehCOS e do conhecimento dos profissionais de saúde permitirá a criação de novos protocolos de saúde para UTI, além da melhora no atendimento ao paciente e gestão de UTI.”

As expectativas para ehCOS SmartICU 

A análise de grandes quantidades de dados em tempo real com a tecnologia Big Data Analytics e sua interação baseada em protocolos clínicos  terão um impacto significativo na eficiência e precisão das tomadas de decisões clínicas e no estabelecimento de prioridades na atenção de outros pacientes.

“As Unidades de Terapia Intensiva (UTI) precisam de equipamentos de alta tecnologia e dispositivos biomédicos para o acompanhamento de pacientes com os mais variados tipos de gravidade. A integração de todas essas informações de uma forma abrangente, com base nos protocolos médicos, trará mudanças significativas para a eficiência e precisão do processo de tomada de decisão médica. Além disso, informações valiosas para protocolos novos ou aperfeiçoados podem ser recuperadas a partir dos dados acumulados, graças à tecnologia de análise de dados”, lembra Alexandre Grandi.

Segundo Francisco Murillo, diretor da unidade de terapia intensiva do Hospital Universitário Virgen del Rocío, "se em todas as informações, a partir do monitoramento de pacientes 24 horas por dia, registros médicos eletrônicos, comandos verbais específicos e outras informações de interesse, você aplicar algoritmos suficientemente evoluídos para gerar e propor os planos de tratamento mais adequado para o paciente, tais como drogas, doses, cuidado etc., com base na experiência e as melhores práticas médicas, tem uma solução que  permitirá melhorar protocolos de cuidados de saúde, aumentar a qualidade dos cuidados e a eficiência dos profissionais de UTI e reduzir efeitos adversos em pacientes."

Uma solução específica para as UTIs integrada aos registos de saúde eletrônicos 

"A maioria dos sistemas existentes não incorporam soluções específicas para Critical Care Units devido a problemas com a interoperabilidade, produzindo uma falta de informação em momentos críticos do processo de atendimento ao paciente", salienta Mario Chao, diretor executivo da ehCOS. A plataforma "ehCOS SmartICU fornecerá aos profissionais de saúde  uma ferramenta de análise de dados avançada, capaz de prever resultados, ou a geração de alertas relevantes para cada paciente, além de otimizar os recursos em um dos ambientes mais complexos na unidade de saúde."

Share This Post

Post Comment