2022: o ano da Inteligência Artificial

2022: o ano da Inteligência Artificial

Por Félix Schultz, CEO da Milvus

O ano de 2022 promete ser um ano de avanços significativos para o setor de Tecnologia da Informação (TI). Isso quer dizer que a taxa acelerada de digitalização e virtualização de negócios (e da sociedade) só deve aumentar. E muito.

Para se ter uma ideia, segundo a última pesquisa da Gartner - uma empresa de consultoria e pesquisa de tecnologia com sede nos EUA -, os gastos mundiais com TI devem totalizar quase US$4,5 trilhões em 2022, representando um aumento de aproximadamente 6% em relação a 2021.

Esses números mostram, em resumo, algo que já sabemos: investir em tecnologia não é mais apenas uma opção a ser considerada. Esse investimento já é essencial para o bom andamento dos negócios. E a pandemia serviu para abrir os olhos daqueles que ainda eram resistentes.

Afinal, como seria possível se manter no mercado sem TI? Foi esse segmento que possibilitou que as empresas não apenas sobrevivessem, mas também prosperassem durante um dos momentos mais turbulentos da história recente.

Não à toa, nos últimos dois anos, vimos um verdadeiro boom do segmento, quando cada vez mais empresas acabaram buscando adotar ferramentas de Tecnologia da Informação para gerenciarem o próprio negócio.

O motivo é simples: expandir.

Um estudo realizado pela TNS Research - uma agência de pesquisa internacional - mostrou que as empresas que investem em tecnologia têm aumento na receita e crescem aproximadamente 60% a mais em comparação com as empresas que descartam o investimento no setor. Durante a pesquisa, alguns pontos para atingir esses resultados se destacaram: Inteligência de Dados, Big Data e Mobilidade.

Sim, os dados são promissores, mas merecem atenção. Apesar da euforia, a verdade é que muitos empresários nem sabem como as transformações digitais podem favorecer o próprio negócio. Por isso, antes de mais nada, as empresas de TI precisam investir em melhorias, facilidades, treinamento e capacitação, para continuarem crescendo.

Para atender a crescente demanda do mercado nacional e internacional, as empresas de TI devem pensar e propor soluções mais rápidas e em um período de tempo mais curto, oferecendo estratégias de tecnologia agressivas e progressivas para aqueles que querem converter desafios em vantagens para os negócios.

Em contrapartida, empresários precisam entender que o investimento vai além da implementação de novas tecnologias.

É preciso sustentar as etapas críticas necessárias para garantir o dimensionamento bem-sucedido das diferentes possibilidades de TI em toda a empresa, incluindo novas formas ágeis de trabalho, gerenciamento de crise, implementação de uma cultura voltada para a inovação e capacitando os colaboradores.

As estratégias de Tecnologia da Informação estão em constante evolução, mas só conseguem proporcionar maior sucesso quando as empresas entendem, dominam e implementam tais ferramentas.

Cada uma dessas ações precisa trabalhar em conjunto para que os resultados sejam positivos. E os números citados aqui comprovam que TI não é apenas um gasto. É um investimento que faz a diferença entre se destacar ou ser esquecido.

 

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