Conheça os softwares GED e ECM, fundamentais para proteger os documentos da sua empresa

Conheça os softwares GED e ECM, fundamentais para proteger os documentos da sua empresa

Antigamente, quando falávamos sobre documentos de uma empresa, era comum guardar todas as informações em salas ou gavetas, sem uma organização, o que dificultava muito a busca de arquivos específicos, principalmente por quem não tem familiaridade, podendo perder horas em busca de algum documento.

Com a tecnologia, essas informações passaram a ser digitalizadas para facilitar as operações, mas é preciso mais do que transformar esses dados em digitais, a sua empresa terá que ter um sistema para organizar tudo, e é aí que entra o GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos) e o ECM (Enterprise Content Management).

O que é GED?

Diferente da digitalização, o Gerenciamento Eletrônico de Documentos entrega um conjunto de tecnologias, como hardwares e softwares, para oferecer como objetivo principal o armazenamento seguro de informações e uma busca precisa, sendo um meio crucial para administrar toda a documentação da empresa.

Nele, você pode adicionar alguns diferenciais importantes para facilitar ainda mais a pesquisa e localização dos documentos, como o nome do autor, a data que foi criado, a versão, a pasta de armazenamento e o nome que o cliente trata o documento.

Com este sistema é possível reunir qualquer tipo de arquivo que o seu negócio utiliza, independente do seu formato, desde papéis, microfilmes, imagens, áudio, vídeo, planilhas eletrônicas, arquivos de textos até Plantas de Engenharia (formato CAD), e muitos outros, tudo isso com diversos benefícios para a empresa, como:

Repositório virtual de documentos;
Aumento da produtividade da equipe;
Informações armazenadas de maneira segura;
Acesso remoto de qualquer lugar do mundo.

O que é ECM?

A gestão de conteúdo empresarial, ou Enterprise Content Management, conhecida como ECM, é muito mais que uma tecnologia ou metodologia, ela reúne uma combinação dinâmica de estratégias, métodos e ferramentas, que podem ser usadas para capturar, armazenar, gerenciar, preservar e oferecer informações de apoio para todos os processos de qualquer negócio.

O sistema ECM é uma evolução que complementa o GED, já que os processos se movimentam rapidamente e os arquivos estão sempre sendo atualizados, contribuindo com um sistema inteligente para lidar com toda documentação corporativa, centralizando o armazenamento, o acesso, compartilhamento, a edição das informações e dos dados.

Com o ECM, sua empresa também garante diversos benefícios, como:
Fácil operacionalização com fluxos de negócios configuráveis e flexíveis;
Formulários e instruções que podem ser personalizadas;
É possível anexar documentos aos processos em andamento;
Controle de compartilhamento e informação;
Configuração de alertas automáticos para a execução e prazo de tarefas;
Apontamento de horas para custear processos;
E muito mais.

Qual a diferença entre GED e ECM?

Muitas vezes confundidos como tecnologias iguais, o ECM é uma evolução do GED, que complementa e garante que todas as informações da empresa estejam centralizadas e seguras, oferecendo um conhecimento mais profundo dos resultados e de cada ação e processos através da interpretação de dados.

Com essa gestão de documentos através de um sistema integrado às plataformas e aplicativos de Business Inteligence, Data Analytics e BPM, é possível enriquecer os insights e tomar as melhores decisões para o futuro do negócio.

Como implementar os sistemas GED e ECM?

Os sistemas de Business Intelligence se mostram cada vez mais indispensáveis no cotidiano, e o GED e o ECM são ferramentas fundamentais para garantir segurança e autonomia nas operações de uma empresa.

Para cada tipo de negócio existe uma necessidade, e aqui na Central INF entendemos isso e disponibilizamos uma avaliação e um teste gratuito, além da consultoria de um especialista para você entender o que você realmente precisa.

Para saber mais como implementar os sistemas GED e ECM no seu negócio, clique aqui e entre em contato com equipe da Central Inf.

Publicado originalmente em Central Inf.

 

 

Share This Post

Post Comment