De acordo com o Gartner, os gerentes de terceirização devem considerar as oportunidades e riscos apresentados pela convergência das redes sociais, mobilidade e nuvem ao reavaliar as opções, modelos de entrega e fornecedores.
Gerentes BPO devem considerar as oportunidades e riscos que a convergência de informações, mídias sociais, mobilidade e cloud , quando reavaliam suas opções de modelos de outsourcing, entrega e fornecedores, conforme aconselha o Gartner.
"As mídias sociais, informação, mobilidade e o cloud não devem ser considerados isoladamente como forças de mercado", disse Linda Cohen, vice-presidente e analista do Gartner. "A convergência destas forças, que o Gartner chama a relação das forças, é o que impulsiona o valor real do negócio a relação dessas forças convergem de várias formas: o cloud computing, as soluções móveis e sociais permitem a distribuição de informações, a unidade do uso de mídias sociais o comportamento, a nuvem pode ser a base de informações e assim por diante", reforça a analista.
Segundo Frank Ridder, vice-presidente de pesquisa do Gartner, para estabelecer uma abordagem mais adequada para o fornecimento dessas soluções em 2013, os gerentes de BPO devem ter uma abordagem mais holística e entender mais amplamente as tendências de TI no mercado de serviços. "Para se beneficiar desses modelos, deve-se considerar a influência da convergência da relação das forças sobre o ciclo de vida de serviços de terceirização e suas atividades, em vez de considerar cada fator como uma tendência em separado."
O Gartner identificou os seguintes impactos principais gerentes de sourcing a considerar:
A crescente adoção da nuvem forçará os gerentes de BPO a reconsiderarem as técnicas de governança e contratação práticas. Mais da metade dos entrevistados em uma pesquisa sobre nuvem pública realizada pelo Gartner em 2012, disseram que é provável ou definitivamente consideraram um modelo baseado em nuvem pública para aplicações e que pretendem atualizar, substituir ou modernizar, ao longo dos próximos dois anos. No entanto, as organizações de TI, que vem adotando modelos de nuvem pública terão de reforçar suas habilidades que irão ajudá-las a gerenciar um modelo híbrido de serviços. Estes modelos incluem capacidades de integração de serviços, porque os serviços em nuvem são muitas vezes adicionados a um ambiente tradicionalmente gerido e personalizado, o que cria um ambiente de TI híbrido composto por vários tipos de solução.
Ao rever as estratégias móveis, como trazer o seu próprio dispositivo (BYOD) e disponibilização de aplicações móveis, as empresas terão de expandir os requisitos de outsourcing de serviços de TI, assim como os usuários passarão a exigir novos serviços. O crescente impacto da consumerização significa que a demanda do usuário irá aumentar para novos e atualizados serviços de TI, a semelhança dos serviços de helpdesk. Esses serviços incluem, tipicamente, dispositivos móveis, sua ordenação e provisionamento, gerenciamento de ativos e eliminação e, em alguns casos, o gerenciamento de serviços de mobilidade. Além disso, os usuários com conhecimentos técnicos e mais jovens estão exigindo mais aplicações de produtividade em seus dispositivos móveis para expandir de desktop de front-end em suas capacidades e desempenho. Esta demanda exige uma mudança dramática em pacotes de serviços de mobilidade. As organizações de TI agora precisam oferecer serviços de mobilidade de gestão que vão além de um único dispositivo para incluir uma variedade cada vez maior de dispositivos e implantação de aplicações e gerenciamento. Por sua vez, eles precisam de segurança, acesso a dados controlados e, em muitos casos, suporte ao usuário. A eficiência do usuário final será diretamente afetada pela terceirização e também pelas estratégias de prestação de serviços de apoio à mobilidade.
Novos canais de informação, juntamente com as questões de gestão de dados e confiabilidade, vão fazer parte da análise de opções dos novos fornecedores e das avaliações de fornecedores para atividades mais complexas e críticas.
A informação sempre foi um trunfo importante para as empresas e organizações governamentais, mas novos desafios surgem como a gestão, arquitetura e estratégias de fornecimento de soluções para gestão das informações se tornam mais interdependentes. As organizações estão agora estão sendo confrontadas com questões relativas à informação como a confiabilidade dos canais de informação e volume dessas informações. Os serviços de TI e gerentes de BPO devem considerar ambos os lados desta tendência, aproveitando as oportunidades relacionadas, como ter maior acesso a informações ao selecionar um fornecedor de serviços e a capacidade de utilizar os canais de colaboração e compartilhar informações com prestadores de serviços. Eles também devem investigar o potencial de se obter informações em um modelo de serviço (em vez de usar apenas provedores de forma tradicional), para desenvolver repositórios de informação e gerenciar dados.
As tecnologias sociais vão mudar a maneira com que as organizações interagem com seus fornecedores e clientes, desde a definição de requisitos, através de negociação de contratos, até a avaliação de desempenho do fornecedor.
Os funcionários estão usando softwares mais sociais e sites de redes sociais para fins comerciais. Usando a tecnologia social para a colaboração em complexas relações de terceirização pode-se aumentar a eficiência, mas as empresas de BPO também devem considerar os aspectos não-técnicos. Através de redes sociais, os usuários finais desbloqueiam muitos canais de informação. Os compradores podem agora reunir informações e opiniões sobre produtos de TI e fornecedores de serviços em várias fontes, como por exemplo, em grupos de usuários on-line, redes sociais ou fóruns de profissionais da mesma área.
A mídia social também apresenta um novo meio de acesso aos talentos desenvolvimento de projetos para aplicações específicas, bem como possui potencial para as áreas de suporte ao produto. Algumas organizações de TI estão adotando crowdsourcing como uma alternativa para o fornecimento global e outras estratégias de arbitragem de trabalho. Se as organizações de TI podem determinar que o trabalho é apropriado, em que meio ambiente será utilizado e permitir a liberdade inerente a esta opção de entrega, a velocidade de realização, o custo do crowdsourcing vai começar a ser uma força motriz para adoção e permitirá o aumento em muitos serviços de fornecimento de TI.