O papel das micro e pequenas empresas em tempos de instabilidade econômica

Existem 6,4 milhões de estabelecimentos no Brasil, desse total, 99% são micro e pequenas empresas (MPEs), segundo o Sebraeempresas-de-tecnologia(Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). As MPES são responsáveis, ainda, por 52% dos empregos com carteira assinada. Dados que comprovam a importância das micro e pequenas empresas para o desenvolvimento econômico do país.

 

Para se manterem como o motor fundamental na sociedade, as micro e pequenas empresas precisam ter uma gestão eficiente dos negócios, iniciativa que fará a diferença em períodos de crescimento ou de instabilidade econômica. O uso de tecnologia da informação (TI) é a chave para que essas empresas se estruturem melhor e se tornem mais competitivas em seus mercados de atuação. O fácil acesso às ferramentas modernas a preços acessíveis já é uma realidade para os empreendedores que buscam aumentar a eficiência em seus negócios.

 

Foi com esse pensamento que Thiago Andrade Asato, sócio proprietário de duas lojas de vestuário no Shopping Campo Grande, MS, optou pela solução da TOTVS. Há dez anos atrás, o empreendedor dava seus primeiros passos na direção do próprio negócio. Pesquisou e escolheu algumas opções de investimentos em sociedade com o irmão. Uma franquia parecia ser a melhor opção e assim abriram uma unidade da Polo Play no maior centro comercial da cidade.

 

Entre os investimentos previstos para se abrir uma nova empresa, como espaço físico, equipe, estoque e divulgação, já estava contemplada também a aquisição de um sistema de gestão. Assim, o empresário saiu em busca de uma solução que permitisse controle total de seus estoques, possibilitasse a emissão de relatórios fiscais, atendesse às exigências legais do setor e agilizasse as diversas formas de pagamento incluindo crediário próprio e TEF (Transferência Eletrônica de Fundos), oriundos de pagamentos via cartão.

 

“Os sistemas servem para facilitar a vida do lojista. Hoje é impossível manter qualquer negócio sem a adoção de uma ferramenta que ajude na gestão”, destaca o empreendedor de 35 anos. A escolha pela TOTVS se deu por ser uma solução muito simples de implementar, usar e que ajuda no desempenho das funções dos funcionários, na redução de custos e no aumento de margem.

 

Outro diferencial, especialmente para varejistas, é a facilidade em manter um programa de relacionamento com seus clientes. Por meio do módulo de CRM, o empresário consegue gerir programas de fidelidade, como preparar ações específicas em datas comemorativas, por exemplo. “Além de manter o controle de todos os processos dentro das lojas, conseguimos estreitar, com o uso do ERP, o nosso contato com os clientes. É uma solução que nos ajuda de ponta a ponta em toda a etapa de venda. Em tempos instáveis como o atual, manter o controle de estoques e oferecer um serviço personalizado aos nossos clientes faz toda a diferença na hora de fechar o mês”, acrescenta Asato.

 

Com isso, os negócios prosperaram e hoje já são duas franquias, uma da Polo Play e outra da Enjoy. “A TOTVS trabalha ao longo de toda a sua história buscando sempre a melhor solução para ajudar as micro e pequenas empresas a crescerem de forma sustentável, já que elas têm um papel fundamental no desenvolvimento de toda a economia brasileira”, enfatiza Sergio Serio, gestor de Relações Institucionais da TOTVS.

Share This Post

Post Comment