A força do e-commerce: tendências da transformação digital

Por Clóvis Souza, fundador e CEO da Giuliana Flores

As vendas pela internet já vinham em uma crescente, mas nos últimos dois anos elas se destacam. A ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) mostra os dados de 2021 e eles impressionam: o faturamento do setor ultrapassou R$ 150,8 bilhões, somando mais de 335,2 milhões de pedidos.

Isso reflete de diversas formas. Quem não tinha sua loja virtual teve que criar para não perder vendas Os marketplaces também tiveram sua ascensão, trazendo visibilidade para diversas marcas e transmitindo ao consumidor a credibilidade para realizar suas compras e quem já possuía seguiu com a tendência e não perdeu oportunidades.

As lojas já consolidadas puderam aperfeiçoar a segurança e melhor usabilidade do site, instalando filtros, tipos de ordenação, além de ampliar o portfólio de produtos, melhorar a logística de entrega, as embalagens e a experiência do cliente no geral.

A questão dos dados também se destaca, afinal eles são insumos valiosos na internet. É possível mapear toda a jornada de compra do cliente e quanto mais informação se sabe sobre ele é possível realizar ações mais assertivas de captação e retenção por meio das estratégias.

Um segmento que se destacou durante esse período foi o de flores, visto que as pessoas precisavam se manter afastadas, e arranjos e buquês são o tipo de presente que sempre agradam, são delicados e não saem de moda.

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