Indústria 4.0: desafios e oportunidades

A Indústria 4.0 é muito mais do que o uso de tecnologias como Internet das Coisas (IoT) e Computação em Nuvem nos

Information Technology background. Conceptual image for information technology, cloud computing or internet. Great for backgrounds or main image in your futuristic, networking or internet related concept design. processos de produção. Ela é caracterizada por modelos de negócio realmente inovadores, que gerem vantagens competitivas significativas e sustentáveis para as empresas.

As tecnologias que suportam os novos modelos de negócio da Indústria 4.0 são aquelas que oferecem condições para que as organizações atuem de forma mais rápida e assertiva, com a customização em massa de produtos, o aumento da velocidade no atendimento e a otimização de suas cadeias de valor.

Esse conceito se aplica a todos os segmentos da indústria e pode se adequar às necessidades dos clientes, embora existam variações entre modelos de negócio, tecnologias necessárias para suportá-los e a forma de implementação. Reinventar-se é a base desse novo ambiente de negócios.

No Brasil, este é um processo em evolução. A possibilidade de observar o que já foi feito em outros países, com seus erros e acertos, permite que tomemos decisões estratégicas. As empresas brasileiras têm condições de recuperar o tempo perdido e criar mecanismos para se beneficiarem da Indústria 4.0 como uma poderosa alavanca de crescimento econômico e de prosperidade.

Em nosso País, onde a mão de obra não está preparada para absorver a sofisticação tecnológica decorrente da automação da Indústria 4.0, é necessário engajar os profissionais e treiná-los para que desempenhem suas novas funções no curto e médio prazo.

A mudança no perfil dos profissionais pressupõe uma reinvenção necessária, com novas oportunidades surgindo e elevando a qualidade dos serviços. A questão mais relevante é como as empresas estão se preparando para lidar com os novos desafios. A Indústria 4.0 requer um novo perfil profissional, um novo papel das pessoas como coordenadores ou maestros dos processos automatizados.

Atualmente, estamos em um cenário heterogêneo, com empresas pioneiras tomando a iniciativa e adotando novas soluções, e outras que ainda não conseguiram criar experiências comprovadas. Ainda assim, a necessidade de modernização e o aumento de competitividade do parque industrial brasileiro, associados com mecanismos de fomento adequados e metodologias de implantação de menor risco, devem fazer com que as empresas aproveitem melhor seus ativos existentes, estimulando o ritmo de adoção das práticas da Indústria 4.0 nos próximos anos.

As empresas que conseguirem se beneficiar desse cenário certamente atingirão um novo patamar de produtividade e competitividade. Aquelas que não seguirem essa tendência não desaparecerão repentinamente, mas terão dificuldades crescentes para seguirem competitivas, pois enfrentarão concorrentes mais ágeis, flexíveis, capazes de se adaptar às variações de demanda e aos desejos dos clientes com custos e prazos menores.

O que realmente vai assegurar diferenciais competitivos sustentáveis às empresas não é a simples adoção da Indústria 4.0, mas a capacidade de utilizar seus recursos para criar experiências únicas e inovadoras para seus clientes (Manufatura na Era da Experiência). Estas experiências, que poderão ser aceleradas e levadas a novos patamares, serão o segredo do sucesso das empresas nesse novo ambiente de negócios.

 

Share This Post

Post Comment