5 especialistas mapeiam as oportunidades que a IA proporciona em diferentes setores

5 especialistas mapeiam as oportunidades que a IA proporciona em diferentes setores

A inteligência artificial provoca transformações notáveis em diversos setores econômicos e impulsiona tendências inovadoras. Segundo projeções, o mercado de IA tende a tornar-se uma indústria de US$190 bilhões até 2025, de acordo com a Markets and Markets. Esses dados mostram o quanto essa tecnologia tem potencial de crescer ainda mais e proporcionar experiências mais personalizadas, seja no quesito segurança, aprimoramento de máquinas, efetividade em monitoramento de câmeras, em diagnósticos médicos, nas finanças, entre outros aspectos. 

Com a evolução constante, 5 especialistas mapearam as oportunidades que a Inteligência Artificial pode oferecer e algumas tendências que corroboram com o crescimento econômico em escala global. Confira:

Visão computacional e monitoramento

Felipe Araújo, Gestor de PGI - Gestão da Informação - no Hub InovAtiva, política pública gratuita e equity free que promove o desenvolvimento do empreendedorismo inovador no Brasil, reforça o potencial da IA da visão computacional para monitoramento de comportamento e tendências. “Claro que existe toda questão da segurança e direito de imagem, mas essa tecnologia pode ser uma grande aliada no sentido de averiguar o perfil do público em um shopping, por exemplo, ou mesmo na área da saúde, auxiliando os profissionais a terem um retorno mais rápido caso um paciente necessite alguma ajuda”, pontua. “Ainda na área da saúde, a análise de imagens e dados apoia nos diagnósticos. Então, vejo a IA como algo que pode ser mais explorado, abrindo uma série de oportunidades e avanços”, declara. 

Monitoramento e Segurança

De acordo com Camila Rissi, sócia e cofundadora da Monuv, um software de vídeo-monitoramento (VMS) que torna centrais de segurança mais eficientes aplicando inteligência artificial ”as a service”, o custo e facilidade de implantação são questões essenciais para adoção de qualquer tecnologia de IA. “Segurança é um problema que custa aos cofres públicos mais de 120 bilhões de reais por ano ao mesmo tempo em que os registros de crime só crescem. A Inteligência Artificial está revolucionando o modelo de monitoramento por câmeras. Os recursos de vídeo analítico da Monuv, por exemplo, são 100 vezes mais precisos do que sensores de alarme, tornando mais eficiente o processo de investigação e até permitindo a prevenção de ocorrências como invasões”, completa.

Relacionamento com o cliente
Na visão de Ary Vilhena, CEO da Smartspace by Digivox, plataforma que otimiza processos de atendimento por meio da Inteligência Artificial Generativa, com voicebots e chatbots, o investimento em novas tecnologias tornou-se uma enorme vantagem competitiva do mundo digital. “O uso da Inteligência Artificial tem impactado e transformado os negócios e principalmente a relação entre as marcas e os seus clientes. Soluções de atendimento que contam com essa tecnologia conseguem analisar grandes volumes de dados e gerar previsões assertivas e personalizadas, além de realizar um atendimento consultivo, alinhado com as expectativas, sentimentos e interesse dos consumidores”, afirma.

Avanços no setor de telecomunicações

Segundo Carlos Campos, Diretor-geral da emnify no Brasil, provedora líder de conectividade celular IoT no mundo e referência global em tecnologia e inovação para telecomunicações, a inteligência artificial já está revolucionando o setor de telecomunicações. Um estudo da Gartner mostra que até 2026, 95% das empresas de telecom devem implementar iniciativas de dados, análise e IA para aprimorar a experiência do cliente e melhorar o planejamento de produtos. “Prevejo que a inteligência artificial ajudará muito na criação de relatórios personalizados e relevantes, bem como na automatização de ações recorrentes, tudo isto com base nos padrões de uso das plataformas de gestão por parte dos usuários. Além disso, ela ampliará a capacidade de otimização da rede e previsão de falhas, permitindo que as operadoras antecipem e resolvam problemas de conectividade antes que eles afetem a qualidade do serviço para os usuários”, analisa.

Revolução na contabilidade para Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs)

De acordo com Paulo Castro, CEO e co-fundador do Contbank, plataforma especializada em oferecer produtos financeiros e de informação para micro, pequenas e médias empresas, tendo os contadores como agentes de negócios, o uso da Inteligência Artificial no setor bancário, principalmente nas fintechs, está revolucionando o mercado, com soluções personalizadas para as MPMEs, assim como acesso ao crédito de maneira descomplicada. “Com a Inteligência Artificial, as fintechs conseguem atender as necessidades dos empreendedores de forma mais ágil e personalizada, pois conseguem monitorar o perfil de cada um deles,  além de fazer consultorias financeiras e oferecer linhas de crédito exclusivas sem burocracias. Sem dúvidas, é uma revolução no setor bancário, que antes era muito difícil para quem está começando um negócio. Hoje, graças à tecnologia temos inúmeras possibilidades no mercado que contam com profissionais especialistas em contabilidade”, afirma. 

Share This Post

Post Comment