O papel da IA generativa nos sistemas de gestão empresarial

O papel da IA generativa nos sistemas de gestão empresarial

por Roberto Abreu, sócio-diretor da BlendIT

A Inteligência Artificial (IA) Generativa já não é novidade, mas a tecnologia continua evoluindo rapidamente e sendo integrada a diversas soluções, como os softwares de gestão empresarial. As organizações buscam constantemente melhorar a eficiência operacional, otimizar processos de tomada de decisão, aproveitar algoritmos preditivos e desbloquear novas possibilidades de automação e análise de dados.

A IA Generativa aumenta a agilidade dos negócios, conectando pontos em toda a empresa para identificar e recomendar processos mais eficazes e fornecer novos insights. Acrescente-se a isso que a capacidade de fazer perguntas e obter uma resposta imediata − em relação às necessidades financeiras, geográficas, ambientais ou outras – significa oportunidades revolucionárias para interagir com os sistemas de negócios.

Recentemente, a SAP anunciou a incorporação de IA Generativa em seu portfólio de nuvem. Batizada de Jolie, a ferramenta promete ajudar a categorizar e contextualizar informações de diversas fontes, ajudando os usuários a trabalhar mais rapidamente. Além disso, permite acessar insights em suas aplicações, abrangendo finanças, cadeia de suprimentos, compras, RH e experiência do cliente.

A partir de uma pergunta em linguagem simples, os usuários podem obter respostas a partir de um conjunto de dados do próprio sistema e de fontes externas. A IA oferecerá continuamente novos insights que se tornarão mais inteligentes com o tempo, como recomendações de negócios e, ainda, auto-otimização de processos.

As recomendações de negócios são insights que orientam nossas ações diárias no local de trabalho. Eles devem-se basear no processamento, compreensão e conexão de informações relevantes. A IA Generativa pode produzir essas recomendações em segundos. Se for treinada com base em dados relevantes, portanto as mesmas informações que os humanos considerariam, ela revolucionará a forma como as empresas operam.

Para permanecerem competitivas, as organizações precisam otimizar continuamente suas operações e melhorar a eficiência. Para isso, usam soluções de gerenciamento de negócios para projetar, analisar, monitorar, modificar e otimizar processos. Com a IA Generativa integrada aos sistemas de gestão ao invés de avaliar cada etapa, os proprietários de processos podem otimizá-los diretamente, descrevendo-os em linguagem natural, recebendo resultados imediatos e prontos para configurar.

Há mais mudanças na forma como trabalhamos por vir. Os empregadores não precisarão apenas garantir que os funcionários tenham as habilidades necessárias para usar a IA de maneira eficaz. Terão também de se concentrar em atrair, reter e desenvolver talentos com competências que as máquinas não podem substituir, como o pensamento crítico e criativo.

Os recursos de IA Generativa podem aliviar os principais desafios de negócios que as empresas enfrentam, aumentando a produtividade dos colaboradores, a eficiência dos processos e a previsão dos negócios. O ritmo de inovação que a nuvem trouxe, para empresas e setores de todos os tamanhos, continua a se acelerar. O uso dessas soluções permite aproveitá-las totalmente e acompanhar os mais recentes aperfeiçoamentos e regulamentações com velocidade, agilidade e confiança. Por isso, os recursos de IA Generativa da SAP não estão disponíveis para clientes de ERP locais ou para aqueles que hospedam seu ERP local em um hiperescalador.

Com esse ritmo acelerado de inovação, as empresas não têm tempo a perder, se quiserem se manter competitivas. Contar com a tecnologia mais atual permite que se esteja à frente da concorrência, isso faz toda a diferença no mercado.

Share This Post

Post Comment