Otimização de recursos com base em informações

*Por Josias Oliveira

Em meio à crise político-econômica vivida pelo Brasil, as empresas procuram se adequar a essa nova realidade de redução de 1960753custos e de criatividade para buscar formas de crescimento. Porém, com um orçamento apertado. Para auxiliar esse processo existem ferramentas de cultura analítica de grande valia, mas ainda são pouco difundidas ou exploradas pelos profissionais responsáveis pela análise de dados.

 

Os conceitos de Analytics, Data Mining e Big Data ainda são pouco disseminados e compreendidos no mundo dos negócios. Isso porque poucas empresas abordam o assunto de forma técnica e tecnológica. Essas três ferramentas são essenciais para os líderes entenderem melhor o seu próprio negócio, pois, com elas, é possível mensurar e condensar enormes volumes de dados com organização e uma velocidade extraordinária.

 

Visando atender essa necessidade de conhecimento dessas plataformas, fui convidado, em 2013, pela Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da UNICAMP para planejar o conteúdo, material, cronograma, documentações e ações de marketing para um curso voltado a essa área. Assim nasceu o “Data Mining e Big Data: Inteligência Analítica na Pesquisa, Gerenciamento e Tomada de Decisão”, que oferece conteúdo voltado para temas atuais de Analytics e Big Data, abordando também técnicas, metodologias e tecnologias que envolvem a cultura analítica.

 

São aulas ministradas em salas equipadas pela UNICAMP por profissionais com conhecimentos multidisciplinares e experiência em desenvolver projetos de Analytics em grandes companhias. Aulas práticas usando um espaço com tecnologia de ponta e um software com alta performance em processamento massivo de dados.

 

O intuito é oferecer auxílio a profissionais que lidam com grandes volumes de dados diariamente e necessitam desenvolver competências para extrair conhecimento significante nessas montanhas de informações. Esperávamos, em um primeiro momento, que receberíamos essencialmente engenheiros que lidam com processos de diversas naturezas – produção, projetos, tecnologia da informação. No entanto, tivemos profissionais de marketing, vendas e pesquisa e desenvolvimento na primeira turma. Todos compreenderam que sem a aplicação intensa de métodos quantitativos, as empresas que eles representam não poderiam mais sobreviver.

 

O curso da FEQ se diferencia porque aborda o conteúdo técnico e metodológico com cases práticos de mercado, incluindo o aprendizado de como desenvolver a infraestrutura tecnológica de hardware e software. Essa abordagem prática trouxe muitos interessados para sala de aula. A primeira turma se formou no fim de 2015, após um ano de muita interação e estudos.

 

Portanto, é fundamental para as empresas que os seus líderes sejam proficientes na cultura analítica, sabendo utilizar, ler e compreender o que as ferramentas e plataformas de análise oferecem ao profissional. Hoje, no momento que vivemos no país, é muito importante otimizar os recursos utilizando o máximo possível de informações.

 

*Josias Oliveira é matemático, mestre em Estatística pela Unicamp e tem MBA Gestão de Negócios pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Atualmente é CEO da StatSoft South America, braço de analytics da Dell. 

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