Investir em mudanças, sem perder o foco na excelência dos serviços

Investir em mudanças, sem perder o foco na excelência dos serviços

Por Rafael Brych, Gerente de Marketing e Inovação da Selbetti

Dados coletados em uma pesquisa feita pela Gartner em 2022, a respeito de tendências digitais, mostram que mais de 50% dos CEOs e 69% dos conselheiros de administração exigem um crescimento acelerado e com excelência operacional em suas empresas. Trata-se de um grande desafio, que as organizações precisam estar preparadas para encarar nos próximos anos. Para isso, é necessário investir em mudanças que resultem em otimização das entregas, mas sem deixar de lado o foco na excelência dos serviços.

O tema é tão relevante que foi amplamente discutido na 5ª edição da feira RPA + AI Expo e Feira Digital Expo, realizada neste mês em São Paulo, reunindo empresários, executivos e profissionais de empresas de tecnologia. Mas qual seria o “pulo do gato” para alcançar essa tal otimização?

O caminho ideal é adotar plataformas que tenham conceitos de aplicações combináveis, disponibilizando um sem-número de soluções de negócio, modulares e low-code, permitindo uma implementação rápida com crescimento sustentável dentro das organizações. Desta forma, é possível apresentar os resultados da automação otimizada, com aplicações no aumento de produtividade, redução de tempo para garantir a integridade das informações, controle e rastreabilidade, eliminação de erros e realocação de serviços.

Aqui na Selbetti, maior integradora em outsourcing de TI, nosso foco se concentra em seis mudanças principais para democratizar as entregas digitais, solucionando os problemas mais corriqueiros no mercado. Primeiro, é focar em uma responsabilidade compartilhada, em que a liderança digital migre do TI para os negócios, com um foco amplo e diverso nas demandas e entregas. Também é necessário migrar de projetos para produtos. Assim, orientamos o trabalho na direção dos resultados.

Outro ponto importante é o empoderamento dos times de fusão, transacionando o time de uma governança top-down para uma co-criada, fornecendo feedbacks e insights que otimizem e acelerem a entrega de resultados. Isso aumenta a sustentabilidade do negócio. Mudar do aprendizado por episódios para um aprendizado ágil também assegura que tanto trabalho quanto aprendizagem sejam fundidos

Sair de uma tecnologia monolítica para aplicações combináveis poderá dar às equipes componentes de tecnologia reutilizáveis, dando condições para criar capacidades digitais de uma forma rápida, segura e eficiente. Por fim, migrar do operador de sistemas para engenheiro de fundações digitais dentro da TI corporativa. Isso permitiria entregar às equipes de fusão, ou seja, às equipes multidisciplinares, compostas por profissionais de diferentes áreas e níveis hierárquicos, mais dados, ferramentas e infraestrutura para a criação de recursos digitais, sendo possível, assim, que alcancem os objetivos comuns e solucionem os problemas complexos, como a implementação da automação de processos.

Acreditamos firmemente que ao adotar estas seis soluções, as equipes de TI terão todas as ferramentas para alcançar com êxito os desafios de um mercado cada vez mais exigente.

Share This Post

Post Comment