A Sinteco, divisão de negócios da Bucci Automations, é especialista global na automação de processos e apresentará o sistema 64681.95616-tecnologiaAthena para a gestão automática de doses unitárias na 23ª edição da feira Hospitalar. Os visitantes do maior evento de saúde das Américas, que acontece entre os dias 17 a 20/5 no Expo Center Norte (São Paulo), poderão conferir a solução no estande da Sinteco, localizado na Rua E/117 - pavilhão branco da área de exposição.

 

O engenheiro José Renato Marcuci, responsável pelas vendas da Sinteco Hospitalar no Brasil, esclarece que a solução apresentada é modular e flexível às necessidades específicas de cada hospital. "O sistema Athena da Sinteco é composto por módulos automatizados e computadorizados para a administração de doses unitárias. A solução, que é integrada ao software de gestão do cliente, permite a manipulação de diversas formas farmacêuticas e é capaz de automatizar a produção de prescrições personalizadas aos pacientes", diz.

 

Ele explica também que o objetivo de automação nesse processo é criar uma gestão de qualidade, trabalhando com quatro frentes importantes: (1) redução de custos - através da eficiência na administração do estoque, da atenuação de riscos e da diminuição de perdas de medicamentos por avaria, extravio e validade; (2) otimização logística - com a melhoria de processos na separação de doses e na montagem de prescrições, simplificando procedimentos de gestão como, por exemplo, a devolução de medicamentos não administrados; (3) rastreabilidade total - respeitando as boas práticas e garantindo que o direcionamento do medicamento prescrito seja na dose certa, na hora certa e para o paciente certo; (4) melhoria no assistencialismo - permitindo que os profissionais da área de saúde tenham mais tempo para dedicação ao atendimento dos pacientes.

 

De acordo com o Sr. Luis Rodrigo Milano, diretor do Hospital Pilar de Curitiba (PR), que possui a automação da Sinteco, a prática de doses unitárias é a forma mais segura e econômica de gestão de medicamentos. "Sabemos que a administração de doses unitárias é uma tendência mundial. Hoje, a Sinteco já oferece a tecnologia para realizar com excelência a automação deste processo no âmbito hospitalar, considerado um grande desafio nas farmácias hospitalares", destaca.

 

Há mais de 15 anos a Sinteco atua no setor hospitalar, especialmente no mercado europeu onde é reconhecia por investir constantemente no desenvolvimento de novas tecnologias e expansão de mercados. "Estamos investindo no Brasil, um de nossos mercados-chave de atuação, devido ao seu grande potencial de crescimento. Nosso objetivo é mostrar na feira Hospitalar que este é o momento do mercado brasileiro apostar na automação desta prática", ressalta Marco D'Inca, diretor da Sinteco Hospitalar. Ele destaca também que a empresa está presente no Brasil com uma filial em Vinhedo (SP) e, portanto, já possui uma estrutura de pós-venda consolidada e com técnicos capacitados para atender às demandas em todo o território nacional.