Juniper Networks automatiza e integra o transporte óptico com as redes IP

A Juniper Networks anuncia novidades para reunir suas soluções líderes de IP/MPLS e de redes ópticas. Com os novos analogue_digitalprodutos, a Juniper apresenta ao mercado a convergência entre essas camadas da rede e aprimora a escalabilidade de tráfego IP, principalmente para soluções de interconexão entre data centers e soluções de redes metropolitanas. Isso deve reduzir o custo operacional dos clientes e estabelecer um alicerce para a criação de novos serviços.

Uma rede centrada na nuvem que rode aplicações e serviços está se tornando algo mandatório para empresas que queiram estar à frente de seus concorrentes neste cenário de mudanças na oferta de serviços digitais. As configurações de rede atuais – especificamente suas múltiplas camadas, integração vertical e sistemas fechados – não levam essa necessidade em consideração. Enquanto a infraestrutura básica continua a superar os limites físicos de performance em data centers e redes de provedores de serviços de rede, as camadas IP e ópticas das redes funcionam separadas. E isso precisa ser mudado para que as empresas ampliem sua oferta de serviços e seus negócios sem tropeçar em fluxos manuais, em altos custos para escalar suas redes e em táticas improvisadas de engenharia.

Neste cenário, os lançamentos da Juniper não apenas dão impulso à performance mas também introduzem, de maneira transversal na rede, a inteligência e a visibilidade necessárias para melhor controlar o tráfego em todas as suas camadas – sejam elas IP/MPLS, sejam elas DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing). As inovações devem possibilitar automação, programabilidade e simplicidade, para levar as redes de interconexão de data centers e redes de áreas metropolitanas a um novo nível de eficiência.

As conexões entre data centers e as redes áreas metropolitanas estão se ampliando a tal ponto que taxas de transmissão na velocidade de um raio sobre redes ópticas já não são suficientes. A complexidade que surge nesta expansão exige maior automação, para possibilitar simplicidade na operação, uso de programação para aumentar a agilidade e arquiteturas simples e abertas. Somente assim é possível construir uma rede multifornecedor, com as melhores soluções disponíveis no mercado.

  •   Cartões DWDM de interface fotônica e coerentepara roteadores Juniper Networks® das séries PTX e MX, que oferecem controle SDN multilayer altamente programável e foram desenvolvidos para a interoperabilidade e alta eficiência multivendor e necessidades de conexão entre data centers e redes metropolitanas.
  •     Novo suporte para a camada óptica no Junos Space Connectivity Services Director(CSD), que estende a visibilidade, controle e gestão além da camada IP para a rede óptica e provê o gerenciamento unificado de falhas, configuração e desempenho.

 

  •   Programação Multi-layer SDN reforçadano sistema operacional Junos® e no controlador de otimização de tráfego WAN SDN NorthStar Controller que, quando usado em conjunto com os roteadores Juniper Networks PTX e  MX, provê automação de tráfego para as camadas convergentes de pacotes-ópticos.

 

De acordo com Masum Mir, vice-presidente para Produtos, Soluções e Marketing Técnico na Juniper Networks, “essas atualizações e esses aprimoramentos são a prova do compromisso contínuo da Juniper com a integração das camadas IP e óptica. Para otimizar sua rede e ter maior automação e simplicidade, os administradores precisam de melhor visibilidade e gerenciamento, programabilidade e capacidade – tudo isso operando perfeitamente. Este anúncio se refere especialmente a esses temas e, se considerado parte de uma estratégia de convergência multilayer para interconexão de data centers e redes metropolitanas, pode aumentar a agilidade dos negócios e reduzir o custo operacional da rede.”

 

Share This Post

Post Comment