Stratasys apresenta novas soluções em impressão 3D

A Stratasys, empresa de soluções de impressão 3D e manufatura aditiva, acaba de lançar sua nova solução em impressão 3D image003para ferramentas compostas para possibilitar que os fabricantes obtenham mais eficiência operacional, maior liberdade de design e agilidade no lançamento de produtos no mercado.

“Sacrificial Tooling”, a nova solução em impressão 3D, foi projetada para produzir, com maior rapidez, peças ocas, compostas e complexas

“Sacrificial Tooling”, ou mais especificamente moldes e mandris, impressos em 3D, é uma solução que permite aos fabricantes criar, rapidamente, e de forma rentável peças compostas complexas com geometrias diferenciadas e vazadas. Para melhorar ainda mais o processo, a Stratasys projetou este ferramental inovador, que utiliza o novo material ST-130, juntamente com padrões específicos de preenchimento alternativos (patente pendente da Stratasys), criados para dissolução mais rápida dos materiais de suporte, o que agiliza a impressão, melhora a qualidade e o desempenho das ferramentas.

"Esta nova solução da Stratasys nos permite desenvolver os mesmos produtos de maneira muito mais rápida sem comprometer qualidade ou desempenho", afirma Rick Heise, presidente da Swift Engeneering.

 

O novo material ST-130 está disponível para as impressoras 3D Stratasys Fortus 450mc e 900mc.

Maior tolerância a altas Temperaturas e custos mais eficientes para a produção de ferramentas com ULTEM 1010

Métodos tradicionais de manufatura para alta-performance, estruturas compostas de matriz de polímeros requerem o uso de ferramental específico para a moldagem a fim de determinar o  formato final da peça. Sejam elas feitas de metal ou não, a fabricação dessas ferramentas requer recursos significativos em termos de trabalho e de usinagem, o que se reflete em custos elevados e longos prazos de entrega, que, por vezes, se estendem em muitos meses até que as ferramentas mais complexas sejam oferecidas ao mercado.

Em contrapartida, ferramentas complexas impressas em 3D com o material Stratasys ULTEM 1010, permitem aos fabricantes produzir estruturas compostas resistentes a altas temperaturas (350 ° F), que podem ser curadas em uma fração do tempo necessário para fazer um ferramental tradicional, com uma economia de custos considerável.  No SAMPE 2016, que ocorreu de 23 a 26 de maio deste ano, em Long Beach, na Califórnia, a Stratasys recebeu representantes da Dassault Falcon Jet para mostrar os diferenciais de suas soluções em impressão 3D para de design de ferramentas.

Para capitalizar imediatamente essas vantagens, a Stratasys lançou na SAMPE um “Guia de Design Global”, que fornecerá dados e orientações essenciais para impressão em 3D de ferramenta compostas complexas.

“Desenvolvemos o Guia de Design para oferecer, aos nossos clientes, a habilidade para, imediatamente, perceberem os beneficios da redução de tempo e de custos proporcionados pela impressão 3D de ferramentas compostas – com tecnologia FDM , sem o esforço e despesas que teriam se fossem desenvolver esse conhecimento sozinhos. Estas inovações possibilitam aos usuários das tecnologiasStratasys aproveitar melhor seu tempo e recursos para enfrentar outros desafios de produção", ressalta Tim Schniepp, Diretor de Ferramentas Compostas da Stratasys.

 

Fortus 900mc Acceleration Kit – para produção rápida de ferramentas compostas

A produção de grandes peças compostas e ferramental tipicamente usadas pelas indústrias aeroespacial, automotiva e outras aplicações sofisticadas podem levar de várias semanas a meses para a fabricação. Para reduzir tempo e custos de produção, a Stratasys desenvolveu o Fortus 900mc Acceleration Kit. Esta nova solução permite a produção de grandes ferramentas em materiais como ASA e ULTEM 1010, até três vezes mais rápido.

Share This Post

Post Comment