O BBVA anuncia uma colaboração estratégica global com o fornecedor mundial de soluções corporativas open source Red Hat, com o objetivo de acelerar a transformação global do BBVA e seus processos de inovação voltados à tecnologia. O acordo, que torna a Red Hat um parceiro prioritário do BBVA, faz parte de uma série de alianças que o BBVA pretende realizar com parceiros estratégicos. Jim Whitehurst, presidente e CEO da Red Hat, e Ricardo Moreno, Chefe de engenharia do BBVA, assinaram a colaboração estratégica durante uma cerimônia realizada em Madri.
A parceria tem como foco o alinhamento técnico e comercial para ajudar o BBVA acelerar a inovação, gerenciar o crescimento de transações financeiras realizadas em dispositivos digitais e fornecer serviços bancários digitais aos seus clientes globais.
“Estamos diante de um novo cenário que exige que o cliente seja mantido no centro de tudo que fazemos, e a tecnologia é uma das principais alavancas a lidar com esse processo de transformação”, afirma Ricardo Moreno, Chefe de engenharia do BBVA. “Este acordo de colaboração com a Red Hat nos ajudará a capitalizar nas oportunidades oferecidas pelas tecnologias de computação em nuvem, com o objetivo de continuar avançando em nosso processo de nos tornarmos um banco digital mais flexível e escalável.”
A nova plataforma baseada em IaaS e PaaS da Red Hat permitirá que o BBVA concentre-se no desenvolvimento de aplicativos que possam suportar as grandes necessidades dos serviços bancários digitais globais e oferecer aos clientes o serviço e as informações de que precisam, e no momento que eles necessitarem.
De acordo com Jim Whitehurst, presidente e CEO da Red Hat, “o BBVA é um exemplo fantástico de empresa global que recorreu a uma nuvem baseada em open source para realizar sua inovação comercial por meio da tecnologia. Estamos entusiasmados para colaborar com eles nesta jornada de transformação de sua empresa e para ajudá-los a alcançar seu objetivo de se tornar o primeiro banco digital mundial. Com uma plataforma moderna e flexível baseada em IaaS e PaaS, o BBVA estará bem posicionado para desfrutar as oportunidades apresentadas pela economia digital que cresce de maneira acelerada e para ajudar a atender às crescentes expectativas dos clientes nessas áreas.”
O acordo entre o BBVA e a Red Hat ajudará a simplificar a colaboração, abrangendo diversas áreas fundamentais, incluindo:
Infraestrutura como serviço (IaaS): O BBVA projetou uma nuvem de serviço automatizada e de vários proprietários baseada na Red Hat OpenStack Platform, uma solução altamente escalável e pronta para a produção que oferece uma base aberta para implantações de nuvem. Essa infraestrutura pode ajudar o BBVA a fornecer serviços aprimorados e mais eficientes a seus clientes no mundo todo.
Plataforma como serviço:O BBVA e a Red Hat estão trabalhando juntos para definir e construir a arquitetura PaaS corporativa global do BBVA baseada na plataforma de aplicativo de contêiner da Red Hat OpenShift. Essa arquitetura baseada em PaaS pode ajudar o BBVA a transformar o processo de fornecimento de soluções, facilitando o desenvolvimento e a implantação automatizada de novas soluções.
Plataforma de gerenciamento em nuvem: A plataforma de gerenciamento em nuvem do BBVA, baseada no RedHat CloudForms, facilitará o gerenciamento operacional e financeiro de um ambiente de múltiplas nuvens.
O BBVA e a Red Hat planejam trabalhar juntos em iniciativas de treinamento e de capacitação projetadas para ajudar o BBVA a gerenciar sua transformação e a adotar novas tecnologias, possibilitar a transferência de conhecimento e oferecer suporte.