O Tribanco, braço financeiro do grupo atacadista Martins, deu importante passo para a ampliação do relacionamento digital com seus clientes com o lançamento de seu aplicativo de Mobile Banking. Desenvolvido pela CI&T, especialista global em soluções digitais, o app está disponível nos sistemas Android e IOs para cerca de 400 mil pequenas e médias empresas clientes do grupo espalhadas por todo o país. A solução faz parte da estratégia do banco de construção de uma plataforma digital, o Tribanco Digital, que prevê ainda futuras ações para a ampliação de canais transacionais e de relacionamento.
“O Tribanco Digital é uma plataforma composta por projetos tecnológicos e processos integrados, que tornam o dia a dia do pequeno e médio varejista mais rápido e simples. Na prática, o objetivo é nos aproximar ainda mais de nossos clientes, e entregar soluções digitais pensadas para eles e bem construídas, que proporcionem mais agilidade e menos burocracia; assim, potencializamos seu negócio independente do ramo, faturamento ou localização”, explica Heitor Barcellos, Superintendente de Inovação do Tribanco.
Para desenvolver o projeto do app, o time da CI&T inovou, utilizando de forma combinada metodologia ágil e enxuta de desenvolvimento mobile com um processo estruturado de experiência do usuário (UX). Essa sinergia de metodologias permitiu identificar e entender as reais necessidades dos clientes Tribanco, antecipar a receptividade do novo canal e fazer os ajustes necessários ainda durante a fase de desenvolvimento. Entrevistou diversas áreas dentro do Tribanco, desde pessoas da tecnologia de informação passando pelo departamento de marketing e central de atendimento, e foi às ruas para ver e entender "na pele" o dia a dia dos comerciantes. Nesse levantamento de campo percebeu, por exemplo, que uma das principais necessidades era ter acesso simples e fácil à consulta de saldo para as tomadas de decisão diárias que precisam ser rápidas e dependem de fluxo de caixa, como compra de estoque e autorização de pagamentos.
Com isso, nesta primeira versão, o aplicativo prioriza as consultas de saldos e extratos numa interface simples e amigável. As transações bancárias online serão contempladas na segunda fase do projeto. “O comportamento desse cliente é diferente do perfil de pessoa física. Ele tem muitos pagamentos e decisões para tomar todos os dias. A ideia é que o aplicativo evolua rapidamente para um canal de gestão financeira voltado aos empreendedores de todo o país”, explica Marcio Kikuti, estrategista digital da CI&T que participou do projeto.
O Tribanco tem como missão contribuir para o desenvolvimento dos pequenos e médios varejistas, pessoas que têm no seu negócio o alicerce da família. A instituição financeira já foi reconhecida pelo PNUD Brasil (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e pela Fundação Dom Cabral como umas das organizações que desenvolvem soluções sustentáveis e inclusivas, contribuindo e transformando as comunidades em que atuam. O projeto do Tribanco Digital é mais uma ação que faz parte dessa estratégia.