Como funciona a tecnologia de um e-commerce

Foi-se o tempo em que as pessoas questionavam a autenticidade e a segurança das compras pela internet. Divulgada pela E-bit empresas-de-tecnologiano começo do ano, a pesquisa WebShoppers elucida o crescimento desse mercado quando mostra que cerca de 39,1 milhões de pessoas realizaram pelo menos uma compra pela internet em 2015 e, ainda, que o e-commerce brasileiro movimentou cerca de R$ 41,3 bilhões.

Cada vez mais rápidas, móveis e conectadas, as lojas online tendem a continuar crescendo. Segundo pesquisa realizada pelo Aberdeen Group, um segundo a mais no tempo navegação e carregamento da página impacta na redução de 11% de pageviews, 16% na satisfação dos clientes e 7% na conversão de vendas. Desse modo, como acompanhar essa tendência de mercado e crescer de forma sustentável?

Empresas como a TmaxSoft, multinacional coreana provedora de softwares para infraestrutura de sistemas corporativos, contam com uma série de soluções que permitem a criação de plataformas ágeis, modernas e sempre disponíveis. As ofertas se estendem desde o banco de dados – para a performance e disponibilidade do site de e-commerce –, até tecnologia orientada a “Big Data”, que envolve análise de grandes volumes de dados.

Outro exemplo é a Exceda, líder na América Latina em soluções de segurança e web performance. A empresa fornece soluções para proteção de ponta a ponta do ambiente virtual e oferece capacidade redimensionável da infraestrutura na nuvem – uma vez que não é possível prever as proporções de um ataque. Ainda, oferta tecnologias que realizam aceleração no tempo de carregamento de conteúdo - por meio de uma rede de servidores espalhados mundialmente – e ferramenta inteligente de monitoramento automático do desempenho das páginas, que faz sugestões de melhorias no site.

De acordo com Alexandre Torres, CEO da TMaxSoft, a velocidade é crucial para se diferenciar no mercado. “É importante destacar que a melhor experiência nem sempre se limita a comercializar um produto com o menor preço. O cliente online não quer mais perder tempo com plataformas antigas e pouco responsivas. Por isso, é importante que as lojas estejam atentas ao comportamento do seu público – cada vez mais exigente em termos de agilidade e rapidez - e se antecipar às suas necessidades, modernizando as plataformas que sustentam suas operações e, consequentemente, garantindo maior competitividade em termos de oferta”, explica.

De acordo com Oliver Geiger, gerente de produto na Exceda, “para um e-commerce, o grande desafio é garantir que o cliente permaneça na página. Para isso, é preciso que a loja virtual ofereça segurança, responsividade e rapidez – atiributos que podem ser otimizados por meio de soluções tecnológicas disponíveis no mercado. Vale lembrar que o nível de satisfação do cliente com o desempenho do seu site vai afetar a forma como ele vê sua marca e a possibilidade de compras futuras.”

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