A Extreme Networks, provedora mundial em tecnologia de infraestrutura de redes guiadas por software, moderniza a rede de telecomunicações de Caxias do Sul (RS) e contribui para a sua transformação em uma cidade digital. Foram implantados 126 km de fibra óptica que promoveram a comunicação entre as cerca de 200 unidades administrativas locais e ajudaram o órgão a elevar a qualidade dos serviços oferecidos à população em áreas-chave como saúde, educação, transporte, assistência social e infraestrutura.
De acordo com o diretor de TI da prefeitura de Caxias do Sul, Antônio Jacob Bracht, antes da chegada da infovia, sua principal dificuldade era a incapacidade de gerenciar a rede. “Nós não conseguíamos fazer uma segmentação ou um gerenciamento adequado”, revela. De acordo com o executivo, 80% das unidades conectadas antes da infovia utilizavam plataforma terceirizada, via rádio, cujo valor era bastante alto para o serviço que entregava: baixa velocidade, oscilações frequentes performance aquém da necessária para servir o município de maneira satisfatória.
Hoje, a rede é composta por dez pontos interligados de distribuição ao longo do município, formando um anel óptico que possibilita a comunicação das unidades por meio de dois caminhos, mantendo ativa a distribuição de informação entre os pontos caso haja rompimento em um deles. O projeto desenvolvido pela Extreme Networks conta com cabos de fibra óptica, anel óptico redundante e switches gerenciáveis, entregando ao município uma rede 100% própria, única e integrada, que possibilita a interconexão das unidades administrativas.
Além de conexão web, a rede corporativa permite aos cerca de 4 mil usuários acesso aos mais variados sistemas disponibilizados no ambiente de rede do município, bem como o compartilhamento de arquivos e impressões, atualizações de antivírus e políticas de segurança em uma plataforma segura e com backup. “Agreguei segurança e gerenciamento à minha rede”, comemora Bracht.
O retorno dos investimentos na solução é sentido diretamente pela qualidade da rede, seja em performance, estabilidade ou gerenciamento. “Antes da implantação da infovia, ao receber uma reclamação de falha de equipamento por algum usuário, era difícil identificar o switch em que o computador estava ligado”, conta Bracht. A equipe também não conseguia ver, a princípio, se o problema era na máquina ou decorrente de outro fator de interferência.
Atualmente, por meio do endereço MAC (sigla em inglês para Media Access Control) do equipamento, é possível saber em qual porta de qual switch o dispositivo está conectado. O sistema identifica e isola o problema rapidamente, trazendo ganho de tempo, precisão e eficiência sem afetar o funcionamento da rede. A solução ainda permite a identificação de falha devido à falta de energia elétrica ou mesmo rompimento de algum cabo decorrente de fatores externos.
A solução da Extreme Networks ainda sanou o problema de acesso à rede, um perigo permanente uma vez que qualquer dispositivo podia ser conectado a ela, provocando constantes interferências na comunicação dos demais dispositivos do sistema. Após a implantação, só equipamentos autorizados conseguem se conectar à rede.
A velocidade do sistema é outro ponto celebrado pelos funcionários da prefeitura de Caxias. Com a rede anterior, havia conexões de 100 Mbps nas unidades que possuíam fibra e 512 Kbps nas demais. Agora, cada unidade dispõe de comunicação de 1 Gbps, sendo que para o anel, que é a interligação entre os pontos de distribuição, a comunicação é de 10 Gbps. “Do dia para a noite, os usuários começaram a sentir a diferença na velocidade com que acessavam a rede e processavam os dados”, conta o gerente de infraestrutura e redes de Caxias do Sul, Fernando Brombatti.
As mudanças são igualmente sentidas nas unidades básicas de saúde (UBS). Com o sistema informatizado, os servidores da área conseguem fazer a atualização em tempo real de todos os procedimentos realizados nos pacientes. Com o histórico de atendimento, é possível saber o médico que o assistiu, bem como o remédio que ele tomou e a data em que a medicação foi retirada. De acordo com Brombatti, “o processo permite acompanhamento de cada caso e contribui com o melhor gerenciamento dos recursos públicos”.
A implantação da infovia em Caxias do Sul foi viabilizado por meio de licitação pública, em que a Extreme Networks, aliada aos parceiros TechDec e Ifortix, superou seus principais concorrentes de mercado nos quesitos preço e qualidade. “Estamos muito satisfeitos com a execução da infovia. Para um projeto desse tamanho, as empresas mostraram que são extremamente capacitadas”, pontua Bracht.
O executivo acrescenta que o investimento na infovia não vai parar por aí uma vez que ela funciona como uma plataforma que possibilitará a evolução de diversos serviços, como VOIP, controle de tráfego, semáforos inteligentes, monitoramento de prédios por meio de câmeras e alarmes, bem como a ampliação dos serviços digitais. “Queremos levar essa mesma estrutura para o interior de Caxias, para as subprefeituras”, sentencia.
De acordo com o presidente da Extreme Networks para o Brasil e o Cone Sul, Eduardo Almeida, “a companhia sente-se extremamente feliz em fazer parte desse projeto, que entregou uma rede completamente integrada à Caxias do Sul, permitindo conectividade livre de interrupções e comunicação efetiva ao longo do sistema. Estamos ansiosos para ajudar outras cidades brasileiras a se tornarem digitais e conectadas com o futuro”.