*Por Eduardo Pugliesi
Atualmente, as empresas apresentam diferentes estágios de maturidade digital. Enquanto umas já utilizam analytics e big data em patamares distintos, outras nem sequer começaram a desenvolver um plano de nuvem e mobilidade.
Indepedente disso, a jornada da Transformação Digital está lançada. E, percorrer este caminho com um apoio que forneça e auxilie na adoção das novas tecnologias como um investimento para agregar valor ao negócio é a base para colher resultados satisfatórios.
O papel do integrador de Tecnologia da Informação na Transformação Digital passa a ter um caráter consultivo e estratégico, indo além da tradicional implementação das novas tecnologias, como cloud, big data, analytics, mobilidade e redes sociais. As plataformas são apenas o suporte a este movimento. Mas, a visão integrada, que une estratégia de negócio apoiado nas tecnologias, é a peça chave para o alcance do objetivo das organizações.
Isso é válido seja qual for o objetivo – redução de custos operacionais, eficiência de processos, sinergia entre áreas, melhor experiência do cliente, é o fornecedor que irá ajudar as empresas no replanejamento estratégico e, a partir daí, desenhar o plano de atualização, e, ou, modernização para atender ao movimento de transformação.
No plano devem conter práticas tradicionais, como ERP, CRM, Data Center, entre outras, e iniciativas da terceira plataforma, como internet das coisas, mobilidade, cloud, analytics etc. Unindo a competência dessas funcionalidades ao entendimento das estratégias das empresas, é possível propor ações de transformação que agreguem soluções para o negócio a partir da mudança no relacionamento dessas organizações com seus stakeholders.
Ainda há muito chão pela frente. O foco dos fornecedores deve ser apoiar as companhias em suas jornadas, dando condições para que atinjam patamares mais elevados de eficiência e, mais do que isso, criar novos modelos de negócio.
Para que isso ocorra, o conhecimento e a especialização dos integradores em negócio é a chave para esse modelo. Sair dos escopos tradicionais de implementação e fornecer uma estratégia integrada, na qual o núcleo da empresa seja conectado e interligado por meio de plataformas empresarias que ajudem a redesenhar e entregar visões analíticas para operar o negócio, é o passo para tornar uma empresa Digital.
*Eduardo Pugliesi é diretor de Inovação e de Business Intelligence da Divisão Enterprise Applications da Sonda IT, maior integradora latino-americana de soluções de Tecnologia da Informação.