A Ativas, uma das mais importantes empresas do ramo de infraestrutura e serviços de gestão de Tecnologia da Informação, tem presença cada vez mais forte no setor educacional. Suas soluções inovadoras de Cloud Computing, Hosting e Colocation, garantem agilidade, redução de custos e segurança operacional para escolas e universidades.
Na última década, a internet rompeu barreiras no ensino e trouxe inúmeras ferramentas que tornaram a vida dos alunos ainda mais prática. Faculdades e escolas se adequaram ao ambiente online, colocando à disposição em seus portais: matrícula, notas, faltas, correção das provas e “tira-dúvidas” on-line, entre outras informações, aumentando assim o fluxo de dados e dependência da web. Surgiu então a necessidade de utilizar a hospedagem e gerenciamento de informações de fornecedores externos, a fim de focar no seu negócio, além de alinhar à tendência mundial de terceirização de serviços de TI.
Este segmento tem ainda como característica a sazonalidade nos acessos às informações em seus portais, que demandam maior capacidade de processamento de dados em épocas consideradas críticas, como em período de vestibular ou durante a realização de matrículas. “Para as instituições de ensino, é fundamental que o tráfego nos sites se mantenha normalizado em tempo integral e que as informações, como os dados dos alunos, sejam hospedadas em um ambiente seguro, algo que a nossa Nuvem proporciona. Assim, não há riscos de perda de informações ou de lentidão nos serviços em épocas de pico de demanda”, afirma Marcello Dias, Gestor de Serviços da Ativas.
A Ânima Educação, grupo que administra instituições de ensino privadas na região Sudeste (Una, Unimonte, UniBH, HSM e Universidade São Judas Tadeu) e Sul (Sociesc), é um exemplo de companhia do setor de Educação que optou pelo serviço de outsourcing para um crescimento estruturado. A Ânima é cliente da Ativas desde 2011 e, neste ano, renovou o contrato.
“O grupo Ânima migrou sistemas acadêmicos, aplicações web, site institucional, intranet, serviço de e-mail e banco de dados para o Data Center da Ativas. Com a mudança, os processos internos passaram a ser mais rápidos, e a disponibilidade, segurança operacional e suporte para o novo sistema de Ensino a Distância (EaD) foram garantidos. A terceirização desses serviços permitiu que eles pudessem focar em sua expertise”, diz Dias. Além disso, com a contratação da Ativas, a instituição conseguiu abrir mais salas de aula e ganhar novos alunos em um espaço antes ocupado por servidores e outros equipamentos.
Outro exemplo de terceirização em TI na área da educação é das Escolas e Faculdades QI, uma das maiores instituições de educação tecnológica do Sul do País. Após a contratação dos serviços de Cloud Computing e Hosting da Ativas, em 2016, a instituição conquistou uma redução de custos de 60%. O projeto para terceirizar o ambiente digital da organização levou apenas dois meses para ser implementado e envolveu serviços de Nuvem pública e privada, além de hospedagem, monitoramento de 22 servidores e backoffice composto por backup de informações e gestão administrativa.
Além da economia de espaço virtual, as soluções da Ativas garantem mais espaço físico para as empresas que optam pelo Outsourcing. A Sociedade de Educação Integral e de Assistência Social (SEIAS), que mantém escolas católicas de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, armazena aproximadamente 95% de seus dados e sistemas na Ativas desde 2013. Seguindo a tendência do mercado, a instituição concluiu que a terceirização de armazenagem de dados valia mais a pena do que os gastos com reforma e aquisição de equipamentos.
“Cada vez mais as instituições de ensino realizam a modernização de seus processos e de suas salas de aula, demandando soluções de alto desempenho”, afirma Dias. “As soluções oferecidas pela Ativas em todo o Brasil são uma segurança para o uso da tecnologia de forma plena nessas instituições.”