Além do Real: ATM reciclador da OKI Brasil opera câmbio com dólares, euros e até Bitcoins

A ATM do futuro chegou e vai muito além do convencional, com tecnologias como a reciclagem de dinheiro, biometria image001 (4)integrada, suporte a tecnologias sem fio, mobilidade, função de câmbio – euro e dólar – e expedição de cartões pré-pagos, sem contar a possibilidade de transacionar Bitcoins. Quer mais? Esta ATM traz o cofre bipartido para armazenamento dos cassetes de dinheiro, o que o torna resistente a ataques por explosão. E todo este leque está presente no Adattis Recycler com função câmbio - conceito desenvolvido e fabricado no Brasil e que traz tecnologias avançadas que estão prontas para chegar ao mercado.

 

“Este modelo incorpora um leque diversificado de funcionalidades, que vão trazer comodidade para correntistas e promover uma melhor prestação de serviços pelos bancos. Além da reciclagem de dinheiro, da função câmbio e emissão de cartões de múltiplas funções, ele permite a ponte entre o real e o virtual, ao fazer câmbio até de moedas digitais – como o Bitcoin – e mostra funcionalidades avançadas de segurança graças à biometria integrada e ao uso de módulos adicionais que estendem a capacidade do equipamento. Com essa oferta, a OKI Brasil mostra que pode produzir equipamentos versáteis, que integram e complementam os diversos canais transacionais dos Bancos, e que se adaptam às suas diferentes estratégias de oferta de produtos e serviços a seus clientes”, afirma o presidente e CEO da OKI Brasil, Wilton Ruas. Segundo o executivo, o equipamento traz o conjunto mais completo de funcionalidades para o CIAB 2016.

 

A Adattis Recycler realiza as funções de câmbio a partir de seu módulo reciclador, que aceita e dispensa notas em maços e checa se as cédulas são verdadeiras ou falsas. A ATM, que pode lidar com diversos outros tipos de moedas, permite que depósitos sejam creditados em tempo real. Veja abaixo outras funções do equipamento:

 

- Contactless – a ATM traz embutida a tecnologia sem fio NFC (Near Field Communication), presente em cartões e também em alguns modelos de celulares e que pode receber pagamentos ou fazer a carga em dispositivos sem necessitar de contato físico. Basta aproximar o dispositivo do sensor presente no caixa eletrônico para fazer saques (cargas) ou pagamentos;

 

- Câmbio – um visitante estrangeiro vem ao nosso país e quer fazer o câmbio de seus dólares ou euros para reais e pode receber os valores em espécie, em cartões pré-pagos com os valores embutidos ou em uma combinação destes dois meios. Os cartões, que podem ser personalizados em uma impressora embutida, são expedidos rapidamente pelo equipamento.

 

A função câmbio também pode ser feita com a conversão de Bitcoins para reais. No CIAB 2016, a OKI Brasil fará uma demonstração, concebida com o apoio da Microsoft e da corretora digital Foxbit, que integra tecnologias do tipo Blockchain ao mundo real. No exemplo exibido no CIAB, um usuário de Bitcoins pode fazer um saque em reais usando a solução da Foxbit, que fica hospedada no Microsoft Azure, a plataforma de nuvem da Microsoft.

 

- Biometria – as transações de câmbio feitas na ATM também podem ter sua segurança reforçada pela biometria. No conceito mostrado no evento, o usuário precisa apresentar seu passaporte para o equipamento, que consegue fazer uma leitura digital das informações presentes no documento. Em seguida, a ATM pode autenticar a identidade da pessoa por meio de reconhecimento facial e impressão digital.

 

- Agilidade – Outro recurso incorporado à Adattis Recycler é um dispositivo que recebe cheques diretamente no equipamento, tornando desnecessário o uso de envelopes para depósitos. Este componente faz a digitalização de sua imagem e valida sua autenticidade, o que pode agilizar os processos de compensação de cheques.

Share This Post

Post Comment