Sete dicas de empreendedores para gestão do tempo

Para um empreendedor, é imprescindível conseguir gerenciar seu tempo para conciliar sua vida pessoal e profissional, além degestao 3 obter mais produtividade e eficiência na gestão de seu negócio.

Diante disso, sete empreendedores contaram um pouco de suas rotinas e como fazem para organizarem suas atividades diárias, tanto profissionais quanto pessoais.

Confira abaixo:

Seja eficiente

Trabalhar muito não é trabalhar bem. Muitas vezes nos afogamos em muitas atividades simultâneas e deixamos de cumprir a rotina básica de um ser humano para dar espaço às atividades. Eu me divido em 3 empresas, aulas e vida - a ordem de prioridade sempre seguiu essa ordem, o que me fez distanciar de cuidados com a saúde e com a mente e acarretaram em uma diminuição de eficiência. Hoje a vida vem em primeiro plano, depois as atividade de pesquisa, em seguida o trabalho. Comer, dormir e fazer pausas são compromissos como reuniões.  Hoje tenho conseguido realizar mais atividades em menor tempo e com mais eficiência. Francisco Forbes, CEO da Seed Digital.

Compartilhe tarefas

Quando comecei o Peixe Urbano, o primeiro grande desafio em relação à gestão era crescer e treinar a equipe com a velocidade necessária para executar a nossa estratégia de expansão no ritmo desejado. Ao longo do tempo, o desafio era tornar a operação eficiente, sempre focando em resultados. Para otimizar o tempo, manter a eficiência e qualidade de vida, minha dica é compartilhar as tarefas com a equipe, delegar as demandas e automatizar, sempre que possível, o que for operacional. Assim, acaba sobrando mais tempo para participar de outras ações da empresa e para cuidar também do meu espaço social, onde mantenho atividades, como a prática esportiva, que melhora a minha performance no meu dia a dia. Alex Tabor, co-fundador e CEO do Peixe Urbano

Organize-se logo pela manhã

Meu dia, na maioria das vezes, é muito dinâmico, por isso tento me organizar pelo menos nas tarefas que estão previstas. Portanto, sempre procuro acordar cedo e me atualizar de todos os compromissos que estão na minha agenda, tanto pessoais quanto profissionais. Além disso, busco realizar tarefas administrativas durante a manhã e foco em apenas um item durante períodos curtos, como, por exemplo, respondo todos os e-mails durante trinta minutos na parte da manhã e depois somente na parte da tarde. Após às 20h, tento não pensar em trabalho. Procuro realizar atividades físicas ou algo que mantenha minha mente descansada. Rafael Heringer, co-fundador do Jurídico Correspondentes

Aproveite seus momentos mais produtivos

O período da manhã é o meu momento mais produtivo, gosto de começar o dia bem cedo. Por isso, evito marcar reuniões ou ligações, assim posso me dedicar às tarefas que requerem maior concentração. Agora que tenho filhos, algo que tem me ajudado é me desconectar do trabalho mais cedo. Trato de não olhar o celular e os e-mails durante o jantar, e durmo cedo para descansar pelo menos 7 horas todos os dias.

Também me apoio muito em assistentes virtuais para delegar todas as tarefas possíveis. Férias, presentes, trâmites, receitas para cozinhar em casa, até minhas finanças pessoais. Tomas O’Farrell, CEO da Workana

Seja dono do seu tempo

Para mim, otimizar o dia a dia de trabalho está ligado a ser dono do seu próprio tempo. Porém, para conseguir isso, é preciso primeiro priorizar suas atividades e tarefas para depois organizar a agenda e o tempo. Feito isso, é importante entender em que momento a sua empresa está. Por exemplo, se ela está muito no início ou em um momento crítico, não adianta querer ter um planejamento muito detalhado com diferentes objetivos ou metas. É necessário acompanhar o momento da empresa. Além disso, sempre deixo um espaço na agenda para ficar de olho no que está acontecendo no mercado, desde uma leitura diária rápida sobre principais manchetes até encontros estratégicos com pessoas que possam ajudar em futuros negócios. Acredite, o networking faz toda a diferença no crescimento de qualquer empresa. Robson Privado, diretor de marketing e produto da MadeiraMadeira

Planeje

No Guichê Virtual atendemos dezenas de empresas de ônibus, então é essencial gerir bem o nosso tempo. Para garantir a atenção às empresas, procuramos entender as necessidades específicas de cada uma para atende-las da melhor forma possível e de maneira especializada. Em paralelo, temos uma preocupação constante de implementar melhorias na plataforma de venda de passagens para encantar o cliente final. Para alcançar este objetivo, bloqueamos horas na semana em que nos dedicamos estritamente a pensar estratégias de inovação. E antes de fazer qualquer coisa, planejamos: obedecemos a máxima de que cada 10 minutos gastos no planejamento economizam uma hora na execução. Thiago Carvalho, CEO do Guichê Virtual.

Envolvimento e diálogo garantem produtividade

Acredito que produtividade tem muito a ver com o envolvimento de cada um no planejamento do seu dia a dia e com o diálogo a respeito dele. Toda semana, nós planejamos nossas ações e atividades de curto prazo numa ferramenta chamada 15Five.

Tudo é compartilhado com os gestores de cada time. Como isso aproxima muito as pessoas, a comunicação flui muito mais e os feedbacks são muito mais eficazes (nas duas mãos, claro! Do gestor para a equipe e da equipe para o gestor e para a empresa também.). Conseguimos reconhecer bons esforços ou identificar problemas quase em tempo real. Ganhamos muito mesmo com isso. Rodolpho Gurgel, CEO da Bidu Corretora.

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