Ninguém sabe de fato o que o futuro nos reserva. Essa afirmação clichê talvez nunca tenha feito tanto sentido depois do vivido no ano de 2020. Passamos por um ‘experimento social’ do qual o resultado e um mundo mais digital onde os dados sao mais abundantes e importantes. Os efeitos das medidas de distanciamento e isolamento social mudaram por completo o comportamento dos consumidores que hoje estão mais confortáveis com o mundo online.
Aqueles que antes não sabiam nem por onde começar a fazer um pedido online, agora estão lidando de maneira natural e bem confortável com seus carrinhos e sacolas virtuais. Dessa forma, muitos desses novos hábitos tendem a permanecer também na tão aguardada era pós-pandemia e, portanto, as marcas devem rever seus manuais e entender quais são os comportamentos e costumes dos seus consumidores.
Por mais aguardado que seja o mundo após o coronavírus, e importante que aprendamos da experiência que foi a pandemia. E, para sobreviver a isso, as empresas precisam redirecionar cirurgicamente as estratégias comerciais. A capacidade de análise avançada desenvolvida na última década será fundamental para atingir os mais diferentes clientes com as mais variadas necessidades.
É o momento dos líderes fazerem bom uso do capital investido na transformação digital para conseguirem implementar estratégias que trarão resultados rápidos. Isso será o divisor de águas entre os que existirão e os que sucumbirão no mundo pós-pandemia. Assim, três formas de se manter competitivo são:
Retenha seus clientes
Aumente as vendas por canais digitais
As empresas que dependiam majoritariamente de locais físicos para geração de receita foram severamente afetadas pelo isolamento social e todas as medidas de segurança e saúde adotadas na quarentena. Mais do que nunca é preciso investir no online. O uso de ferramentas de análise de dados permite que as empresas integrem ainda mais as campanhas de marketing para acelerar o crescimento direcionado aos canais digitais e aumentar as taxas de conversão de venda, por exemplo.
Adapte a sua estratégia de venda
Para atender às novas necessidades dos clientes, as empresas não conseguem fugir muito de dois caminhos: atualizar as ofertas de produtos existentes e desenvolver novos. E como você consegue entender o que seus consumidores querem? Analisando os dados! As suas ofertas de produtos e serviços precisam ir ao encontro do que o mercado quer. Dessa forma, apostar numa solução de analytics avançado propicia maior assertividade nesse processo de update ou lançamento de novos itens.
Não sabemos o que futuro nos reserva, mas seja o que for, vai passar. Como foi dito pelo naturalista e biólogo inglês Charles Darwin, "aqueles que são rápidos em evoluir tendem a prevalecer". Agora é o momento das empresas serem ágeis e alavancarem seus negócios com uso de dados para se aproximarem dos clientes de forma assertiva e eficiente. Quando tudo isso passar e o mundo pós-COVID-19 chegar, quem tiver os dados como aliados, certamente estará na frente.