Processos bem estabelecidos e executados são fundamentais para a implementação do BPO financeiro

Processos bem estabelecidos e executados são fundamentais para a implementação do BPO financeiro

Especialista acredita que uma execução bem aplicada é o primeiro passo em busca por mais produtividade e melhores resultados

Business Process Outsourcing, ou BPO, é uma estratégia empresarial cada vez mais utilizada por organizações e profissionais em busca de eficiência e redução de custos. Por meio do BPO, é possível estabelecer tarefas operacionais e processos internos, permitindo que todos foquem em suas competências principais. 

Essa prática engloba áreas como recursos humanos, financeiro, contabilidade e atendimento ao cliente, promovendo a otimização de processos e maior flexibilidade. No entanto, é preciso entender o conceito do BPO antes de implementá-lo, evitando a falta de processos bem estabelecidos ou equivocados.

De acordo com a Dra. Kélen Abreu, especialista em reestruturação e BPO financeiro, fazer a implementação de forma eficiente garante a eficácia e a segurança dos processos financeiros de uma empresa. “A falta de processos bem estabelecidos na área financeira resulta na perda desnecessária de energia e aumenta significativamente os riscos de eventuais erros. Quando bem definido, o BPO financeiro auxilia a padronização de tarefas, documentação adequada dos procedimentos e a utilização de ferramentas eficientes, otimizando operações financeiras, reduzindo custos e mitigando riscos na gestão de finanças”, pontua.

No entanto, não basta apenas estabelecer os processos. É preciso segui-los. “Se a equipe não aplicá-los de maneira consistente e comprometida, todo o esforço e estruturação serão em vão. O sucesso do BPO financeiro depende tanto da implementação adequada dos processos, quanto do engajamento dos profissionais em segui-los para obter resultados efetivos”, relata a especialista.

Para Kélen, é crucial ter consciência de que priorizar sistemas e tecnologias em detrimento das pessoas e processos pode resultar na otimização de atividades incorretas. “Embora a automação e a digitalização sejam ferramentas valiosas para melhorar a eficiência e a precisão dos processos, é preciso lembrar que são as pessoas que operam esses sistemas e executam os processos. O primeiro passo é estabelecer uma abordagem equilibrada, considerando tanto as necessidades e habilidades de cada um quanto a eficácia dos sistemas”, declara.

A especialista financeira acredita que a busca por novos clientes deve ser uma prioridade. “O BPO financeiro exige dedicação e atenção aos processos de elaboração de contratos, integração de clientes e outras etapas que demandam aprimoramentos constantes. Além disso, é essencial estabelecer rotinas de processos semanais, mensais, semestrais e anuais, a fim de manter uma gestão eficiente e proativa ao longo do tempo. Assim, é possível crescer e ter mais qualidade de vida, sem criar novas inseguranças ao atender cada novo cliente”, revela. 

home-office, cada vez mais popular nos últimos anos, conta com diversos benefícios. Mas exige cautela por parte dos profissionais. “Possibilitando maior produtividade e, consequentemente, mais tempo para a execução de outras atividades, trabalhar em casa mostra-se como uma escolha cada vez mais efetiva. No entanto, o foco é fundamental para que tudo seja executado com precisão. Não adianta seguir os processos estabelecidos se estamos perdendo tempo prestando atenção em outras coisas”, finaliza.

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